Pular para o conteúdo principal

Do PETciências ao Primeiro Lugar


Posso afirmar que hoje colho os frutos dos professores que acreditaram no meu potencial. Agora, eu, professora Andressa Mayumi formada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFFS campus de Cerro Largo, PETIANA no Grupo PETCiências, com muito orgulho, PASSEI EM PRIMEIRO LUGAR e vou ser Mestranda em Ensino de Ciências no Programa de Pós-graduação da FURG, em Rio Grande - RS.
Sou natural de São Paulo e morar longe de casa foi o primeiro desafio nessa jornada acadêmica, ingressar em uma federal para ter um ensino gratuito e de qualidade foi o ponto principal para mim. Ter sido bolsista do PETCiências durante esses 4 anos me proporcionou experiências acadêmicas e profissionais inimagináveis, como ter contato e conhecer pessoas incríveis sendo desde referenciais da área como Silvia Chaves, António Nóvoa, Lenice Arruda, Carlos Loureiro até profissionais como Rodolfo Nogueira e Tião dos Santos. Participar de projetos como o GEPECIEM, Ciências, Ambiente e Formação (também como organizadora), Cinema da escola, imersão do projeto RONDON. Pude participar de uma organização de livro, participar e publicar em eventos regionais, nacionais, congressos como EREBIO, SinPET, ENEBIO, CIECITEC, EDEA, e etc.
Ter uma iniciação à docência desde o início da graduação, com projetos de Cinema do Ensino, de Educação Ambiental, e assim poder estar em salas de aula acompanhando e ministrando atividades, o que particularmente foi um diferencial para mim durante os períodos de estágios com as didáticas e práticas de ensino. Tudo isso me proporcionou um currículo com um diferencial único na seleção do mestrado. Com certeza por meio do PETCiências pude aproveitar o ensino, pesquisa e extensão da universidade e viver o que é a graduação integralmente e formação qualificada.
Me sinto grata por ter feito parte do grupo, que algumas vezes foi até família, conhecidos os professores da universidade e do ensino básico que fizeram parte da minha caminhada, contado com os meus orientadores e tutores. Por fim dizer gratidão as perspectivas e horizontes apresentados, e que as próximas gerações do PETCiências possam trilhar mais e mais caminhos, e assim possamos todos compartilhar experiências únicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...