Pular para o conteúdo principal

PETCiências: a porta para novas conquistas


Começo aqui a delinear a minha carta de despedida ao PETCiências. Fui participante deste coletivo durante três anos da minha graduação em Ciências Biológicas- Licenciatura e devo salientar que esta é uma das tarefas mais difíceis: afinal como expressar toda a importância que o PETCiências teve ao longo deste tempo em poucas linhas? Diante disto, prefiro imaginar que não é uma despedida, fui PETiana, sou PETiana e sempre serei PETiana. Mas irei começar assim...

Meu querido coletivo do PETCiências, ao findar esta jornada percebo de longe que já não sou mais a mesma, vocês me tornaram grande, porque somos grandes, somos um coletivo de excelência, me tornaram uma pesquisadora, uma professora e uma cidadã melhor. A caminhada dentro de um coletivo de excelência é árdua, foram muitos os momentos de angustias, estudos constantes, decepções... e nestes momentos entrava a importância do nosso coletivo, somos uma família dentro da UFFS, um ajudando o outro a crescer, chorando juntos, comemorando juntos e produzindo muito, mas muito, também juntos.
O PETCiências me oportunizou inúmeras conquistas, dentre as quais posso citar diversas publicações em revistas qualificadas, a organização de um livro e a publicação de muitos capítulos, a participação em eventos internacionais, nacionais e regionais sempre com trabalhos, diversas viagens de estudos, e principalmente conhecer pessoas que admiro como profissionais dentro da minha área de pesquisa. O PETCiências mudou até meu nome, através da inserção na docência “PET vai à escola”, hoje nas ruas de Cerro Largo sou chamada de PROFESSORA. Tudo isso colaborou para a minha mais recente conquista, a aprovação em primeiro lugar no Mestrado em Ensino de Ciências da UFFS, do tão sonhado Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, da UFFS, Campus Cerro Largo.

O conselho que eu dou para meus queridos amigos, colegas PETianos e também para aqueles que desejam ingressar no programa é: não desista, confie no seu potencial, pois só você pode dizer/saber/acredita no que é capaz. Ouvi de muitas pessoas ao ingressar no programa que as minhas notas despencariam em consequência da rotina exaustiva e da intensa necessidade de produção, pelo contrário elas continuaram subindo, é por isso que somos conhecidos como um coletivo de excelência. A frase que carreguei comigo desde a primeira reunião das terças de manhã foi “eu consigo”, porque eu sabia da importância deste coletivo para alcançar meus objetivos.
Ahh...como sentirei falta das terças de manhã na PETCaverna, sala 107 do laboratório 1, minha casa por muito tempo. Sentirei falta das nossas reuniões, planejamentos, estudos e momentos de descontração que eram muito importantes. Sentirei falta de ouvir o bigfone tocar com as tarefas do nosso tutor ou até mesmo alguns puxõezinhos de orelhas, afinal eles nos fazem grandes. É com esse gostinho de quero mais que me despeço de vocês, meu eterno coletivo de Ensino, Pesquisa e Extensão, e agora de Pós-graduação, porque eu sou o PETCiências e uma vez PETiana sempre PETiana.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...