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Memes como ferramenta de Ensino

 

O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade.

No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo.

Então por que não utilizar o Meme em sala de aula?

Embora os Memes sejam muito conhecidos apenas pelo seu caráter de humor, há professores que tornaram dele uma ferramenta educacional. Muitos docentes ainda encaram as redes sociais como inimigo, mas quando falamos da educação na atualidade temos que ter em mente que a internet está muito presente na vida do estudante. Tendo em vista a proliferação deste recurso em redes sociais e seu potencial de comunicação entre sujeitos na contemporaneidade, então por que não nos aliarmos a esta ferramenta?

O uso de Memes pode ser destacado pela sua flexibilidade, pode ser considerado um gênero textual que pode abordar qualquer temática, apenas usar a criatividade para unir o conhecimento e a informação. Vale (2017) defende que memes devem ser usados em sala de aula para que a compreensão de temas mais complexos seja mais facilmente alcançada, uma vez que, na maioria das vezes, os Memes estabelecem uma relação de intertextualidade com aquilo que faz parte do cotidiano do aluno.

Os professores que estão em constante busca por novos métodos de aprendizado acabam por usar os Memes em suas aulas, as vezes só para dar um humor a aula, mas Pavanelli-Zubler (2017) defende que a prática com Memes pode despertar o interesse do educando a diferentes tipos de leitura, aguçando sua criticidade, levando-o a inferir sentido a uma dada situação por meio da linguagem verbal e não verbal.

Alguns Memes podem não ser entendidos por todos os espectadores, por não terem familiaridade com o contexto ou não assimilarem as, mas na sua maioria possuem fácil interpretação e abordam um acontecimento da atualidade, o que acaba que muitos ocorridos são descobertos pelos Memes antes de ver uma notícia oficial. O que também se encontra com grande variedade são os Memes de fatos científicos.

Atualmente há muitas páginas de Memes que envolvem as Ciências, a seguir alguns exemplos:

FONTE: instagram @sergioscherrer                       FONTE: instagram @sergioscherrer

https://www.instagram.com/sergioscherrer/                                                            https://www.instagram.com/sergioscherrer/

FONTE: instagram @memedefisica                                      FONTE: instagram @memes.de.biologia

https://www.instagram.com/memedefisica/                                     https://www.instagram.com/memes.de.biologia/

            Vale (2017) afirma que o Meme é, em seu cerne, uma ideia, e ideias independem do uso da tecnologia, entretanto, nossa sociedade se apoia cotidianamente na utilização das tecnologias voltadas, principalmente, para o uso da internet, é sensato acreditar que a exclusão de algo que é parte da vida de educadores e educandos não faz sentido. Os Memes no ensino vêm com vários benefícios, eles podem ajudar na interpretação de textos e imagens, na criatividade, na utilização de ferramentas digitais, se utiliza também, de uma nova dinâmica que foge dos padrões e versa um modo com mais humor, sem deixar de passar conhecimento.

Muitas Fake News podem ser desmentidas com Memes, a atual pandemia da Covid-19 gerou muitos boatos de prevenções contra o vírus, como: misturas e chás milagrosos. Também surgiu muitos boatos dizendo que a doença era uma farsa. Os Memes desmentiram muitas dessas Fake News com o humor e ainda trazendo informações complementares, ajudando nessas compreensões. Alguns exemplos:

FONTE: instagram @sergioscherrer                                   FONTE: instagram @memes_del_coronavirus

https://www.instagram.com/sergioscherrer/                                                                         https://www.instagram.com/memes_del_coronavirus_/

 

Referências:

Blog Tecnologia na Educação. O que é um meme? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4629/o-que-e-um-meme# Acesso em: 04 de julho de 2020.

DAWKINS, Richard. O gene egoísta. 1976. Disponível em: https://www.fernandosantiago.com.br/ensbiol7.pdf

DE SOUSA, Johnatan Gonçalves; LIMA, Isabely Custódio. O uso de memes como ferramenta de ensino-aprendizagem: uma proposta metodológica. (2018). Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-c9749c47e6217b7e6f2f6260d5ec5561022e0ff5-arquivo.pdf

Inovações em Educação. Sucesso nas redes sociais, memes também podem ensinar. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podem-ensinar/. Acesso em: 04 de julho de 2020.

MASSARUTO, F. A.; VALE, L. F.; ALAIMO, M. M. Educomunicação: o Meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula. Revista Pandora. Brasil, São Paulo, 13 jun. 2017.

PAVANELLI-ZUBLER, Élidi. P.; AYRES, S. R. B. ; AUGUSTO, R. M. S. Memes da internet: práticas a partir das culturas de referência dos alunos. in: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Sinop

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