O
termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela
primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene
Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de
informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser
entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans,
conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade.
No
seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente,
você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a
propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo
genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode
ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos
proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas
em muito menos tempo.
Então por que não
utilizar o Meme em sala de aula?
Embora
os Memes sejam muito conhecidos apenas pelo seu caráter de humor, há
professores que tornaram dele uma ferramenta educacional. Muitos docentes ainda
encaram as redes sociais como inimigo, mas quando falamos da educação na
atualidade temos que ter em mente que a internet está muito presente na vida do
estudante. Tendo
em vista a proliferação deste recurso em redes sociais e seu potencial de
comunicação entre sujeitos na contemporaneidade, então por que não nos
aliarmos a esta ferramenta?
O
uso de Memes pode ser destacado pela sua flexibilidade, pode ser considerado um
gênero textual que pode abordar qualquer temática, apenas usar a criatividade
para unir o conhecimento e a informação. Vale (2017) defende que memes devem
ser usados em sala de aula para que a compreensão de temas mais complexos seja
mais facilmente alcançada, uma vez que, na maioria das vezes, os Memes
estabelecem uma relação de intertextualidade com aquilo que faz parte do
cotidiano do aluno.
Os
professores que estão em constante busca por novos métodos de aprendizado
acabam por usar os Memes em suas aulas, as vezes só para dar um humor a aula,
mas Pavanelli-Zubler (2017) defende que a prática com Memes pode despertar o
interesse do educando a diferentes tipos de leitura, aguçando sua criticidade,
levando-o a inferir sentido a uma dada situação por meio da linguagem verbal e
não verbal.
Alguns
Memes podem não ser entendidos por todos os espectadores, por não terem
familiaridade com o contexto ou não assimilarem as, mas na sua maioria possuem
fácil interpretação e abordam um acontecimento da atualidade, o que acaba que
muitos ocorridos são descobertos pelos Memes antes de ver uma notícia oficial.
O que também se encontra com grande variedade são os Memes de fatos
científicos.
Atualmente
há muitas páginas de Memes que envolvem as Ciências, a seguir alguns exemplos:
FONTE:
instagram @sergioscherrer FONTE:
instagram @sergioscherrer
https://www.instagram.com/sergioscherrer/ https://www.instagram.com/sergioscherrer/
FONTE: instagram
@memedefisica FONTE:
instagram @memes.de.biologia
https://www.instagram.com/memedefisica/ https://www.instagram.com/memes.de.biologia/
Vale (2017) afirma que o Meme é, em seu cerne, uma ideia,
e ideias independem do uso da tecnologia, entretanto, nossa sociedade se apoia
cotidianamente na utilização das tecnologias voltadas, principalmente, para o
uso da internet, é sensato acreditar que a exclusão de algo que é parte da vida
de educadores e educandos não faz sentido. Os Memes no ensino vêm com vários
benefícios, eles podem ajudar na interpretação de textos e imagens, na
criatividade, na utilização de ferramentas digitais, se utiliza também, de uma
nova dinâmica que foge dos padrões e versa um modo com mais humor, sem deixar
de passar conhecimento.
Muitas
Fake News podem ser desmentidas com Memes, a atual pandemia da Covid-19 gerou
muitos boatos de prevenções contra o vírus, como: misturas e chás milagrosos. Também
surgiu muitos boatos dizendo que a doença era uma farsa. Os Memes desmentiram
muitas dessas Fake News com o humor e ainda trazendo informações
complementares, ajudando nessas compreensões. Alguns exemplos:
FONTE:
instagram @sergioscherrer FONTE: instagram
@memes_del_coronavirus
https://www.instagram.com/sergioscherrer/ https://www.instagram.com/memes_del_coronavirus_/
Referências:
Blog Tecnologia na Educação. O que é um meme? Disponível
em: https://novaescola.org.br/conteudo/4629/o-que-e-um-meme#
Acesso em: 04 de julho de 2020.
DAWKINS, Richard. O
gene egoísta. 1976. Disponível em: https://www.fernandosantiago.com.br/ensbiol7.pdf
DE SOUSA, Johnatan
Gonçalves; LIMA, Isabely Custódio. O uso de memes como ferramenta de
ensino-aprendizagem: uma proposta metodológica. (2018). Disponível em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-c9749c47e6217b7e6f2f6260d5ec5561022e0ff5-arquivo.pdf
Inovações em Educação. Sucesso
nas redes sociais, memes também podem ensinar. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podem-ensinar/.
Acesso em: 04 de julho de 2020.
MASSARUTO, F. A.; VALE, L. F.; ALAIMO, M. M.
Educomunicação: o Meme enquanto gênero textual a ser utilizado na sala de aula.
Revista Pandora. Brasil, São Paulo, 13 jun. 2017.
PAVANELLI-ZUBLER, Élidi. P.; AYRES, S. R. B. ; AUGUSTO, R. M. S. Memes da internet: práticas a partir das culturas de referência dos alunos. in: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Sinop
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