Pular para o conteúdo principal

COVID-19 e o Meio Ambiente


 

Você sabia que muitas doenças como o Ebola, Gripe Aviária, a Febre do Vale Rift, Doença Respiratória Aguda Grave (SARS), e a Covid-19 (coronavírus) são originados por conta do descaso com o meio ambiente? De acordo com o Relatório Fronteira (2016) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) cerca de 60% das doenças infecciosas humanas e 75% das doenças infecciosas emergentes são zoonóticas, ou seja, transmitidas por animais.

Não se pode prever quando essas doenças irão surgir, porém há evidências que a ação antropocêntrica e a degradação do meio ambiente têm grande influência. Segundo o PNUMA, algumas atividades como o comércio ilegal/irregular de animais silvestres, o desmatamento, as mudanças climáticas, a intensa produção agrícola e pecuária são alguns fatores que propiciam o surgimento de doenças zoonóticas e, também, acabam oportunizando a evolução de bactérias que se tornam imune aos antibióticos existentes assim como outros microorganismos.

Dessa forma, devido ao contexto atual, trouxemos alguns dados mais recentes que os cientistas do PNUMA reuniram sobre a COVID-19 e a relação com o meio ambiente:

·         A interação de seres humanos ou rebanhos com animais selvagens pode nos expor à disseminação de possíveis patógenos, pois rebanhos servem de ponte epidemiológica entre a vida selvagem e as doenças humanas.

·         Os fatores determinantes do surgimento de zoonoses são as transformações do meio ambiente. Muitas atividades humanas alteram o equilíbrio ambiental, deixando mais expostos os hospedeiros animais e humanos aos patógenos que estão em constante evolução para explorar novos hospedeiros.

·         As doenças associadas aos morcegos surgiram devido à perda de habitat por conta do desmatamento e da expansão agrícola. Esses mamíferos desempenham papéis importantes nos ecossistemas, sendo polinizadores noturnos e predadores de insetos.

·         A integridade do ecossistema pode ser um indicador para saúde e o desenvolvimento humano. As mudanças ambientais induzidas pelo homem modificam a estrutura populacional da vida selvagem e reduzem a biodiversidade, resultando em condições ambientais que favorecem determinados hospedeiros, vetores e/ou patógenos. Além disso, ela ajuda a controlar as doenças por conta da variabilidade de habitats e dificulta a disseminação e a ampliação dos patógenos.

Portanto, a natureza está em crise, ameaçada pela perda de biodiversidade e de habitats. É de suma importância o cuidado com o meio ambiente e com os fatores que o atinge, para nos proteger e proteger quem amamos. O surgimento de novas pandemias, como a atual, pode ser devastador. Precisamos entrar em equilíbrio com a natureza, e isso pode ser feito com tarefas simples no nosso cotidiano como: descartando lixo no lugar correto, economizando água, evitar o desmatamento, reutilizando, reciclando e reaproveitando e principalmente educando para o cuidado com o ambiente. Lembre-se o planeta é nosso!

REFERÊNCIAS

Redação CicloVivo. 6 fatos sobre o coronavírus e o meio ambiente. CicloVivo. Disponível em: <https://ciclovivo.com.br/covid19/6-fatos-sobre-coronavirus-e-meio-ambiente/amp/> Acesso em: 02 de jun de 2021.

Contribuição: PETana Victória Santos da Silva- PETCiências

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...