Fonte: Instituto Itard |
A temática abordada mostra como é
possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no
contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades
entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente
a conscientização ambiental entre toda a sociedade.
A gestão sustentável
implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares:
ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental
quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário
construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade
produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de
políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão
produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que
sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida
para a sobrevivência humana.
Todos as pessoas são
importantes para a conservação ambiental, com ou sem deficiências e essa
importância precisa ser ressaltada. É fundamental que haja a inclusão de
pessoas com deficiência em atividades relacionadas à natureza, como a
realização de atividades físicas, recreação e a contemplação da natureza com técnicas
adequadas com as variadas deficiências que existem.
Ao desenvolver programas e atividades
voltadas para a inclusão social, se coloca em prática princípios e objetivos da
Educação Ambiental, como a garantia do desenvolvimento de processos educativos
com todos os indivíduos e grupos sociais. A participação da sociedade na
discussão das questões socioambientais fortalece o exercício da cidadania e o
desenvolvimento de uma consciência crítica e ética.
A educadora de
formação Dorina de Gouvêa Nowill, uma filantropa e administradora brasileira,
trabalhou intensamente para a criação e implantação de instituições, leis e
campanhas em prol dos deficientes visuais e pelo seu trabalho foi diversas
vezes reconhecida e premiada. No Brasil, ela concentrou esforços na fundação da
primeira imprensa Braille de grande porte do país. A educadora também se voltou
à regulamentação da educação para cegos, ela foi a responsável pela criação do
Departamento de Educação Especial para Cegos e em 1961, graças a seu empenho, o
direito à educação ao cego virou lei.
As crianças com
deficiência podem ser estimuladas e sensibilizadas tanto quanto as crianças sem
deficiência, além do que muitas ainda desenvolvem outras habilidades para
compensar as inexistentes e dessa forma podem contribuir para seu
desenvolvimento pessoal e social (SILVA & ARRUDA, 2004). Considerando que a
proteção do ambiente deve ser responsabilidade de todos e que deve ser
realizada de forma permanente é fundamental que já de criança todos (com ou sem
deficiência) sejam sensibilizados para esse fim. É necessário que a criança
aprenda a conhecer, valorizar e respeitar a natureza e o ambiente como um todo.
Além dessa construção
socioambiental que deve ser promovida pelas Escolas, Faculdades, Universidades
sem discriminação quanto à deficiência, também é importante que as empresas
contratem pessoas com deficiência, pois, promover a inclusão de pessoas com
deficiência também é uma prática de sustentabilidade. Inicialmente cabe
ressaltar que essa inclusão é garantida por lei - Lei nº 8213/91 - Lei das
Cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência.
A
inclusão de pessoas com deficiência nos projetos de gestão ambiental, tem um
sentido amplo, pois a inclusão e a Educação Ambiental andam juntas, sendo
pilares muito importantes para a construção de uma sociedade justa e
sustentável. Agregam valor ao ambiente e às pessoas, ao considerar a estreita
relação de dependência entre os seres humanos e a natureza, numa harmonia
benéfica, contribuindo para a autoestima dos deficientes, à conservação da
natureza e ainda gerando sustento para tantas famílias.
A
inclusão, a participação destas pessoas em projetos de gestão ambiental
permitem a valorização da dignidade humana e o exercício da cidadania,
reciclando principalmente suas vidas.
Fonte:
fcnoticias
“Vencer na vida é
manter-se de pé quando tudo parece estar abalado. É lutar quando tudo parece
adverso. É aceitar o irrecuperável. É buscar um caminho novo com energia,
confiança e fé.” - Dorina de Gouvêa Nowill.
Referências
SILVA & ARRUDA. O Papel do
Professor diante da Inclusão Escolar. Revista Eletrônica Saberes da Educação –
Volume 5 – nº 1, 2014.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Dorina_Nowill
https://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=2052
Contribuições e Recomendações
Daniéli Vitória Goetz Pauli – Bolsista PETCiências
Luzilene Rito dos Santos – Bolsista PETCiências
Comentários
Postar um comentário