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Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas




        O blog “Ensinando e Aprendendo Ciências desde a UFFS” é desenvolvido por meio da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com os objetivos de promover a divulgação de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão realizados na área de ensino de Ciências. No ano de 2022, cada bolsista PETiano está contribuindo neste espaço virtual com a divulgação de um trabalho e/ou artigo acerca da temática Meio Ambiente e Formação de Professores, publicados na Revista Insignare Scientia que é organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, Campus Cerro Largo.

      O artigo intitulado ”Investigação-formação-ação na Prática de Ensino da Licenciatura em Ciências Biológicas” e escrito por Rúbia Emmel e Maria Cristina Pansera-de-Araujo, apresenta a análise de narrativas dos licenciandos nos Diários de Formação desenvolvidos no Componente Curricular de Prática de Ensino sobre currículo no ensino de Ciências. Em que a proposta de Investigação-Formação-Ação (IFA) possibilita analisar o desenvolvimento da evolução na significação das concepções a respeito do currículo e o uso do livro didático, em conjunto com o movimento formativo da espiral reflexiva, a qual contribui por meio de processos de investigação, na formação e ação docente dos futuros professores de Ciências (Biológicas).

Link do artigo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8262/7226.

Link do blog: https://ensinandoeaprendendocienciasuffs.blogspot.com/.


Contribuição: PETiana Joana Ferronato Fagundes - Bolsista PETCiências.

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