Pular para o conteúdo principal

Egressas do PETCiências se formam

    No dia 07 de março de 2023 as egressas do Programa de Educação Tutorial – PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo formaram-se no auditório da unidade do seminário. Sendo duas alunas do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Alessandra Nilles Konzen e Vanessa Cléia Palinski e uma do curso de Licenciatura em Física Letícia Barbieri Martins.

    Ambas foram aprovadas nas primeiras colocações do processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS Cerro Largo. Sendo as mestrandas Alessandra e Letícia alunas da Linha de pesquisa: Políticas Educacionais e Currículo que tem seu escopo voltado à compreensão da interação entre políticas e currículos de Ciências, e a mestranda Vanessa aluna da Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, esta que tem como compromisso a reflexão acerca das dinâmicas dos processos formativos e constitutivos de Professores de Ciências, Biologia, Física e Química entre outras afins.

    Ainda é importante frisar que as egressas do PETCiências são, atualmente, além de mestrandas, bolsistas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), possibilitando o desenvolvimento de pesquisas na área do Ensino de Ciências, desta forma, continuando e qualificando a caminhada que construíram ao longo da graduação.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...