Publicado novo livro do PETCiências com recursos do FNDE-MEC: Aprendendo Ciências: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura
No dia 10 de dezembro de 2024, foi lançado o livro Aprendendo Ciências: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. O objetivo principal da obra é articular os pilares institucionais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com os eixos do Programa de Educação Tutorial (PETCiências), buscando fomentar práticas pedagógicas inovadoras, estimular a formação inicial e continuada de professores e contribuir para a pesquisa acadêmica e as ações culturais na área das Ciências. A obra também almeja inspirar novas iniciativas e fortalecer redes de colaboração entre programas e pesquisadores, promovendo transformações nos diferentes níveis de ensino e ampliando o diálogo entre educação, ciência, cultura e sociedade.
A organização desta obra foi realizada pelos PETianos Guilherme Daniel Robe e Karim Francini Herlen, juntamente com o ex-PETiano e mestrando Lucas Lafaiete Leão de Lima que em 2024 foi colaborador no PET, e o professor tutor do PETCiências Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, que contou com a contribuição de instituições e programas parceiros e da própria UFFS, os quais viabilizaram a submissão de trabalhos por interessados sobre diferentes temáticas. Além disso, houve a participação massiva de todos os bolsistas do programa PETCiências, que recebeu recursos de custeio do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para financiar o E-book.
O livro está dividido em três seções principais, cada uma abordando aspectos distintos do ensino, pesquisa e extensão no campo das Ciências. A primeira seção, intitulada Propostas Inovadoras de Ensino, apresenta uma série de capítulos que detalham estratégias pedagógicas criativas e eficazes para o ensino de Ciências. Entre os exemplos está o capítulo "Compreendendo a Segunda Lei de Mendel por Meio de um Jogo Interativo Desenvolvido na Plataforma Genially", que demonstra como o uso de plataformas digitais pode facilitar o entendimento de conceitos complexos. Além disso, são apresentados projetos sobre a utilização de experiências práticas, como o jogo de tabuleiro "Divisão Celular: A Jornada da Mitose e da Meiose", que oferece uma maneira divertida e interativa de estudar processos celulares fundamentais.
A segunda seção, dedicada à Pesquisa, enfoca temas acadêmicos que discutem as estratégias de ensino sobre o meio ambiente, ecologia e educação ambiental. O capítulo "Pensamento Crítico no Ensino de Ciências: Análise e Comparação de Livros Didáticos Brasileiros" reflete sobre as barreiras epistemológicas nos materiais didáticos e como esses obstáculos podem influenciar o ensino e a aprendizagem. Também se destaca o capítulo "Estratégias de Ensino de Biologia acerca das Temáticas: Meio Ambiente, Ecologia e Educação Ambiental", que examina as melhores abordagens para ensinar esses tópicos de forma eficaz e contextualizada.
Na terceira seção, intitulada Relatos de Experiência: Ensino, Extensão e Cultura, o livro compartilha relatos práticos sobre o ensino e a extensão universitária. Exemplos como o capítulo "Explorando Microrganismos: Uma Sequência Didática para Alunos dos Anos Finais" apresentam atividades práticas realizadas com alunos do ensino fundamental, enquanto "Visualizando o Invisível: Uma Atividade de Extração de DNA como Recurso Didático para o Ensino de Ciências" mostra como experiências científicas podem ser aplicadas em sala de aula de forma acessível. A seção também aborda a integração de jogos e tecnologias digitais em temas como a educação ambiental, como exemplificado no capítulo "Integrando Jogos e Tecnologias Digitais na Educação Ambiental", que descreve como recursos interativos podem enriquecer o ensino de Ciências.
A concretização desta obra não teria sido possível sem o apoio fundamental da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e do FNDE.
Agradecemos aos autores e convidamos todos a leitura e diálogo. O link da publicação é: http://doi.org/10.36599/faith-978-65-89270-58-4
Comentários
Postar um comentário