Pular para o conteúdo principal

Relato sobre aula de ecologia (Daniele Bremm)

Elaboramos uma aula sobre ecologia que trataria dos seguintes conceitos: teia alimentar e cadeia alimentar, diferenças e semelhanças; relações ecológicas que ocorrem entre indivíduos da mesma espécie e de espécies distintas.
Depois de espanarmos um pouco sobre os conceitos de teia e cadeia, que já haviam sido passados pela professora titula, pedimos que a turma se separasse em grupos e juntos elaborassem uma cadeia alimentar com as imagens que lhes foram dadas, e depois explicassem aos demais colegas o papel de cada um. Embora pareça uma atividade fácil os grupos tiveram muitas dúvidas e nós passamos de grupo em grupo sanado as suas dúvidas.
Depois a turma toda em coletivo montou uma teia alimentar no quadro, colando as imagens com durex e fazendo flechas com "canetão", quando eles terminaram, afim de verificar se todos aviam compreendido perguntávamos o papel de alguns indivíduos da teia para eles.
O conteúdo das relações interespecíficas e intraespecíficas, foi passado do zero, pois a professora não havia adentrado nele ainda. Depois de explicado, e de vários exemplos colocamos no quaro o nome de vários tipos de relações e os alunos deveriam colar ao lado uma imagem que correspondia aquela relação.

A aula foi elaborada em parceria com bolsistas do PIBID, PET e da Professora orientadora, e foi aplicada a uma turma do 1º ano do noturno.

Clique para Amplia-la.

Clique para Amplia-la.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...