Pular para o conteúdo principal

Uma nova Conquista

A acadêmica integrante do PETCiências Rafaela Engers Günzel,  juntamente com sua colega de pesquisa Fernanda Seidel Vorpagel, do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, sob orientação da professora Dr. Rosangela Inês Matos Uhmann, colaboradora do Programa de Educação Tutorial (PETCiências), publicaram o seu artigo intitulado: Livros Didáticos de Química em foco na Educação Ambiental e Alimentar, Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (REMEA), com qualis B1 no ensino. O artigo é sobre a Educação Ambiental como tema transversal para perpassar a Educação Básica como meio para enfrentar a crise ambiental que decorre principalmente dos modos de produção acelerado. Foram investigados na pesquisa quatro (04) coleções de Livros Didáticos (LDs) de Química, cada qual com três (03) LDs (1º, 2º e 3º ano) do Ensino Médio (EM) advindos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2015) quanto a possível articulação com a EA. A partir desta pesquisa observou-se que os LDs de Química abrangem sensivelmente a complexidade requerida na constituição da EA de forma crítica.  Para tanto, foram sugeridos indícios de relações que podem ser relacionadas com a EA e educação alimentar, ambas intrinsecamente conectadas com a qualidade de vida, pensando na significação dos conceitos químicos de cada um dos LDs com atenção para a EA de forma crítica, visto a função social que precisa efetivar na vida dos sujeitos escolares.

O artigo está disponível para acesso em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/7256/5193

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...