Pular para o conteúdo principal

Escola vem ao PETCiências: um dia enriquecedor com a Escola Schardong





             A Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Schardong esteve conosco no dia 05 de julho de 2022, estando presente na parte da manhã e tarde, conhecendo nossa universidade e desfrutando um pouco daquilo que o PETCiências tem a oferecer às escolas que nos visitam.

Na parte da manhã nos visitaram três turmas do 6º ano da escola, e, assim, os PETianos ficaram divididos em três laboratórios, ou seja, abordando as três áreas do conhecimento das Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Os conteúdos em questão foram de: Decomposição do peróxido de hidrogênio, gases e pressão (Química) através dos experimentos “Pasta de dente de elefante”, “Balão de CO2” e “Ovo na garrafa” trabalhando com materiais simples do cotidiano do aluno; Propriedades da matéria (Física) através do experimento denominado “Fluído Newtoniano” que parte da viscosidade formada pelo amido de milho misturado com a água; Morfologia das plantas (Biologia) com uma dinâmica de identificação e análise das partes/estruturas das flores, utilizando flores do quintal da universidade, lupas e microscópio.

Na parte da tarde, os alunos que vieram nos prestigiar, foram o 1º e 2º anos da mesma escola. Os experimentos de Química e Biologia apresentados e fundamentados foram os mesmos da parte da manhã, mas com certeza a experiência foi diferente, a interatividade dos alunos faz toda a diferença em práticas semelhantes, pois cada aluno tem olhar único e distinto daquilo que ele observa e questiona. O experimento relacionado a Física foi diferente a tarde: o “Balão Elétrico”, que trabalha a eletricidade do corpo e a estática, consistindo em fazer atrito em uma parte do corpo (cabelo, braço...) e capturar papéis picados apenas com a eletricidade corpórea.

Por fim os alunos puderam conhecer o restante da universidade e apreciar um lanche ao ar livre.


Contribuição: Daniéli Vitória Goetz Pauli

Bolsista PETCiências – Curso de Quimica Licenciatura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...