Na manhã do dia 23 de abril de 2025 foi realizada a visita à Trilha Ecológica UFFS, na unidade seminário. A visita foi realizada pela turma do sétimo ano da escola La Salle Medianeira de Cerro Largo. A atividade foi realizada pelo acadêmico do curso de Ciências Biológicas-Licenciatura e bolsista do PETCiências Gabriel Kowalski, com supervisão e apoio da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) Karim Francini Herlen. A turma também esteve acompanhada pela professora de Ciências da escola Profa. Dra. Cinara Dal Santo Pes e pela também bolsista do PETCiências Manuela Souza de Lima que realiza atividades na mesma escola.
Durante a trilha, foram apresentados aos participantes diversos conceitos, como: a diferença entre espécies nativas e exóticas, o que é mutualismo e parasitismo, bioindicação de qualidade do ar com líquens e o que se entende por ação antrópica, entre outros temas ecológicos. Além de espécies vegetais também foram apresentadas aos alunos algumas espécies animais, que são vistas pela unidade seminário, como algumas espécies de aves e abelhas, em destaque a abelha Jataí, uma espécie de abelha sem ferrão, nativa do Brasil e que habita alguns locais do percurso da trilha.
Para proporcionar um conhecimento dinâmico sobre alguns conceitos tais como: biodiversidade, teia e cadeias alimentares, foram realizados alguns jogos didáticos como o “Jogo da fotografia” que tem como objetivo fazer os participantes analisarem a sua volta e discutirem a diversidade biológicae o “Jogo das Populações” tem o intuito de explicar o funcionamento dos ecossistemas a partir de uma cadeia alimentar e seus diferentes níveis tróficos.
Por fim, foi realizado encerramento com uma roda de conversa entre os ministrantes e os participantes para obter seu retorno sobre a atividade, alguns alunos citaram: “Gostei muito, descobri coisas novas” e “Foi muito divertido e interessante”. Também foi questionado qual a parte favorita – o que mais surpreendeu durante o percurso, muitos disseram que “A parte mais legal foi o jogo das populações, pois os fez entender melhor como uma cadeia alimentar funciona”. Já a parte mais surpreendente para eles foi saber a quantidade de plantas exóticas que temos em nossa região, principalmente de espécies vegetais de frutíferas e ornamentais.
Este foi o primeiro passo da nova proposta do PETCiências denominada – A Escola vai ao PETCiências e à UFFS – essa proposta consiste em um modelo de lógica invertida do PETCiências vai à Escola, para que também as escolas venham ao PETCiências e a UFFS para promover um aprendizado científico e integração entre a Universidade e as Escolas.
Contribuições: Gabriel Kowalski
Bolsista do PETCiências
Comentários
Postar um comentário