Pular para o conteúdo principal

Lançamento do Livro: Aprendendo Ciências no XIII SINPET: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura”

 

Lançamento do Livro: Aprendendo Ciências no XIII SINPET: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura”

O PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro Largo torna público o lançamento oficial do livro “Aprendendo Ciências no XIII SINPET: Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura”, fruto do trabalho coletivo realizado no 13º Seminário Interno do Programa de Educação Tutorial (SINPET).

A obra reúne pesquisas e ações desenvolvidas nos eixos do ensino, da pesquisa, da extensão e da cultura, evidenciando o protagonismo estudantil e a diversidade de práticas promovidas pelos grupos PET dos campus: Cerro Largo, Erechim, Chapecó, Realeza e Laranjeiras do Sul.

Este livro foi organizado pelos petianos Elisangela Ferreira dos Santos, Lenilson Rafael Bastos Cavalcante, Manuela Souza de Lima e o tutor Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich, com apoio institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O livro está disponível para acesso público e gratuito, reforçando o compromisso do PET com a democratização do conhecimento e a formação integral de estudantes comprometidos com a transformação social.

 Apoio



Acesse o livro: http://www.editorafaith.com.br/ebooks/grat/978-65-89270-69-0.pdf

Contribuição: Petiana Elisangela Santos



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...