Na manhã do dia 13 de maio de 2025, terça-feira, foi desenvolvida a trilha ecológica, elaborada no seminário do campus da UFFS em Cerro Largo pelo PETCiências. A trilha foi apresentada pelo mestrando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), Lucas Lafaiete, juntamente com o acadêmico em Ciências Biológicas e bolsista do PETCiências, Gabriel Kowalski, também esteve presente Manuela Turcato que é a nova voluntária pelo PETCiências e graduanda no curso de Ciências Biológicas.
O grupo foi composto pelos bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID UFFS da área de Ciências da Natureza: coordenadores, supervisores e licenciandos, todos professores em formação.
No percurso da trilha, foi explorado conceitos sobre espécies de plantas, fungos, animais que habitam aquele ambiente entre outros temas. Também foi apresentado aos pibidianos alguns animais que são vistos pelo seminário, como por exemplo as abelhas melíponas, que são conhecidas por não possuírem ferrão. Durante o caminho foram apresentadas diversas árvores frutíferas e a diferença entre as espécies nativas e exóticas.
Como uma forma de aprendizado e ludicidade foi desenvolvido um jogo didático, que teve o propósito de revisar alguns conceitos explicados durante o percurso. O processo do jogo possui um grupo de Jaguatiricas, um grupo de Lebres e um grupo de Plantas, cada espécie vai se alimentando do seu recurso, Jaguatirica se alimenta da Lebre que se alimenta da Planta, assim analisamos como as espécies conseguem se manter vivas, se elas se reproduzem ou se morrem pela falta de comida, condições climáticas e outros fatores, estudando os níveis tróficos e o ciclo de matéria e energia no ecossistemas.
E para encerrar, foi entregue a cada professor em formação uma folha de perguntas sobre a trilha, em que foi deixado em aberto a discussão sobre o trajeto, para avaliarmos o processo e também para dar um feedback ao projeto.
Por: Manuela Turcato da Costa
Voluntária do PETCiências
Comentários
Postar um comentário