Pular para o conteúdo principal

XIII SINPET - Meio Ambiente em foco.

Nos dias 04 a 06 de Junho, na Universidade Federal da Fronteira Sul campus de Cerro Largo, aconteceu o XIII SINPET que recebeu os grupos de Educação Tutorial [PET] dos campus: Cerro Largo RS, Laranjeiras do Sul PR, Erechim RS, Realeza PR e Chapecó SC.
A programação do SINPET (2025) começou na quarta-feira (4) a noite com um momento cultural de apresentação com o Grupo Folclórico Alemão Heimatland, logo após tivemos um momento de integração na Uzzina da Cerveja, por adesão voluntária. Na quinta-feira (05) por volta das 08:00 da manhã aconteceu o Credenciamento e Abertura do evento, que seguiu com palestras e apresentações de trabalhos do evento.
Ao longo dos dias contamos também com um momento cultural com músicas apresentadas pelos alunos da UFFS de Cerro Largo, João Pedro Lourega Loureiro, Everton Francisco da Silva, Gabriel Mateus Marmitt e Hector Vicente Schmitt e pela Banda Tricot da cidade de Santo.
As palestras tiveram o tema Meio Ambiente, Saúde e Genética com a Profa. Dra. Suzymeire Baroni e Os efeitos globais das mudanças climáticas na vida cotidiana com o Prof. Dr. Anderson Spohr Nedel.
As apresentações de trabalhos sobre os quatro eixos do PET: a pesquisa,ensino,extensão e cultura aconteceram enquanto os tutores dos Grupos PET estavam em reunião. Os almoços foram no Restaurante Universitário.
Outro ponto alto do SINPET foi a INTERPET, uma gincana que o PETCiências organizou para os demais grupos: PETALL do campus de Chapecó,Pet - Políticas Públicas e Agroecologia campus de Laranjeiras do Sul, PET Práxis - Conexões de Saberes campus de Erechim e o PET Medicina Veterinária do campus de Realeza. A gincana foi muito divertida. Houve também um jantar de confraternização no Kasarão em que foi servido rodízio de pizzas, por adesão, momento de integração e animação entre os membros dos grupos.
Na sexta-feira (06) começamos XIII SINPET com oficinas. Elas foram: Análise de conjuntura sócio política: debates e critérios - Prof. Dr. Ivann Carlos Lago, Trilha Ecológica: Prof. Mestrandos Lucas Lafaite e Profa. Victoria Santos- UFFS campus Cerro Largo,Saúde, moda e beleza: um diálogo envolvendo a química da vida - Profa. Dra. Mariana Bonnenberger Behm,Manejo e funções ecológicas do solo - Prof. Dr. Renan Costa Beber Vieira,Leituras antirracistas na escola: literatura como direito de voz - Prof. Dr. Demétrio Alves Paz,Aditivos alimentares na dieta de aves e suínos - Prof. Dr. Bernardo Berenchtein.
Após as oficinas tivemos a mesa de egressos: Experiências Formativas na Educação Tutorial: Cerro Largo: Professora Bióloga Karim Francini Herlen - PETCiências; Chapecó: Laura Tuschinski Prates PET ALL , Erechim: Guilherme José Schons -PET Práxis ,PET Medicina Veterinaria [Realeza] Maria Eduarda Cogo), com a mediação de Giordane Schnorr egresso do PETCiências e mesrando em Ensino de Ciências- PPGEC.
Acreditamos que foram dois dias de trabalho, diálogo e formação para todos e que foi possível aprender com as diferentes temáticas, atividades e experiências dos outros grupos e palestrantes.

Contribuições: Cleberson de Oliveira Werner

Bolsista do PETCiência





























Contribuições: Cleberson de Oliveira Werner
Bolsista do PETCiência


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...