Pular para o conteúdo principal

XIV SINPET promove integração, reflexões e troca de experiências entre grupos PET da UFFS

XIV SINPET promove integração, reflexões e troca de experiências entre grupos PET da UFFS
 


  Entre os dias 17, 18 e 19 de junho de 2026, ocorreu o XIV Seminário Integrador dos Programas de Educação Tutorial (SINPET), evento anual que reúne os grupos PET dos diferentes campi da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Neste ano, o encontro foi sediado no campus Erechim pelo grupo PET Práxis, proporcionando três dias de intensas atividades voltadas à integração, ao compartilhamento de experiências e à construção coletiva do conhecimento.

   O evento contou com a participação dos grupos PET Ciências, de Cerro Largo; PET Práxis, de Erechim; PET Políticas Públicas e Agroecologia, de Laranjeiras do Sul; PET ALL – Assessoria Linguística e Literária, de Chapecó; e PET Medicina Veterinária, de Realeza. Ao longo dos três dias, petianos e petianas participaram de palestras, apresentações de trabalhos, momentos culturais e atividades de integração.

   Na manhã do primeiro dia, os participantes foram recepcionados na universidade e acompanharam a abertura oficial do evento, realizada pela comissão organizadora. Em seguida, foi exibido o documentário “Raízes Negras de Erechim”, atividade cultural que abordou a história da escravidão na região por meio de relatos reais de pessoas que tiveram familiares diretamente afetados por esse período histórico. Após a exibição, os participantes puderam debater sobre o tema, promovendo um importante momento de reconhecimento, reflexão e aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática racial e a memória coletiva da cidade. Para encerrar o dia, ocorreu um momento de integração e lazer, permitindo que os bolsistas dos diferentes grupos PET se conhecessem melhor e fortalecerem seus vínculos.

   No dia 18 de junho, as atividades iniciaram com a palestra de abertura ministrada pelo Professor Dr. Renan Mattos, historiador da UFFS Erechim, intitulada “A escola sob ataque: por que se teme tanto a educação para as relações étnico-raciais?”. O encontro foi marcado por relatos pessoais e emocionantes de participantes que compartilharam experiências relacionadas às desigualdades raciais e ao racismo estrutural presente na sociedade. Entre os presentes, haviam estudantes vindos de países africanos, além de participantes do próprio Rio Grande do Sul, que relataram situações difíceis vivenciadas ao longo de suas trajetórias. O momento foi marcado por muita emoção, acolhimento e reflexão, evidenciando a importância do diálogo e da construção de espaços cada vez mais inclusivos.

   Ainda durante o dia, ocorreram as apresentações dos grupos PET, organizadas por eixos temáticos, como ensino, pesquisa, extensão e cultura. A atividade possibilitou a troca de experiências entre os diferentes programas, permitindo que cada grupo compartilhasse suas práticas, projetos e formas de atuação dentro da universidade e junto à comunidade.

   Ainda na tarde do segundo dia de evento ocorreu a reunião de Tutores em que foram pautadas as discussões sobre acúmulo de bolsas, tema e datas do próximo SINPET, bem como a questão do financiamento dos grupos PET pela UFFS e do próprio SINPET.

   No final da tarde, foi realizada a mesa-redonda “Debate sobre gênero: caminhos para consolidar uma postura crítica contra a banalização da misoginia na escola, na universidade e na sociedade”, ministrada pela Professora Dr. Paula Lindo, formada em Geografia, e pelo Professor Dr. Thiago Soares Leite, da área da Filosofia. O debate abordou questões relacionadas ao papel da mulher na sociedade, às diversas formas de exclusão enfrentadas historicamente e às discussões contemporâneas sobre sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero. A atividade promoveu importantes reflexões sobre a necessidade de ampliar a compreensão e o respeito às diferentes vivências, ressaltando a importância do diálogo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

   À noite, os participantes puderam desfrutar do tradicional PET Night, um momento de descontração e interação entre os petianos, que contou com atividades recreativas e karaokê, fortalecendo ainda mais os laços construídos ao longo do evento.

   Na manhã do dia 19, ocorreu o encerramento do XIV SINPET, com um coffee break e uma visita a um planetário instalado no próprio campus da universidade, proporcionando um momento de aprendizado. Posteriormente, foi realizada a cerimônia de encerramento, na qual a organização agradeceu a participação dos grupos PET e reforçou a importância desses encontros para o fortalecimento do Programa de Educação Tutorial.

   Os três dias de evento foram marcados por aprendizados, debates necessários e trocas de experiências enriquecedoras. As discussões realizadas evidenciaram a relevância de temas sociais fundamentais e reforçaram o papel do PET na formação acadêmica, profissional e humana de seus participantes.

  Com o encerramento desta edição, a expectativa já se volta para o próximo encontro, que acontecerá em Realeza, organizado pelos bolsistas de Medicina Veterinária, fortalecendo a continuidade desse importante espaço de integração, diálogo e construção coletiva entre os grupos PET da UFFS.

 




Colaboração: Petiana MANUELA TURCATO DA COSTA








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NPK ORGÂNICO: APRENDA A PREPARAR UM ADUBO NATURAL PARA SUAS PLANTAS A PARTIR DE RESÍDUOS ORGÂNICOS

O termo NPK é uma sigla utilizada em estudos de agricultura, que designa a relação dos três nutrientes principais para as plantas (nitrogênio, fósforo e potássio), os quais também são chamados de macronutrientes.  Mas para o que se adequa o adubo NPK nas plantas?  Ele é essencial para que as plantas cresçam e se desenvolvam de maneira adequada e saudável, pois o nitrogênio possui a função de crescimento, desenvolvimento das raízes, caule e das folhas, o fósforo, detém a formação da clorofila e aumentando a capacidade da planta para absorver os elementos férteis do solo, possui também o papel na criação das raízes, já o potássio contribui na formação de rizomas, fortalecendo assim os vegetais aumentando sua resistência contra às secas. Este adubo, é uma forma fácil e barata de ser realizado, principalmente para quem não possui muito espaço para portar composteiras em suas propriedades. Mas, precisa haver cuidado na hora de administrar as doses do mesmo, pois se aplicar em exces...

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...