Pular para o conteúdo principal

A abordagem CTS em livros didáticos de Física e Ciências

 O livro didático é, conhecidamente, o instrumento mais utilizado em sala de aula como auxiliador ao professor na ministração de aulas. Com essa percepção, a bolsista PETCiências Letícia Barbieri Martins e a bolsista de iniciação científica Franciele Cremer, sob orientação da Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos desenvolvem a pesquisa “A abordagem e a contextualização de Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) em livros didáticos de Física e Ciências da Educação Básica”, na qual investigam: Qual é a abordagem dada ao enfoque CTS em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental e Física do Ensino Médio, pertencentes ao PNLD, utilizados pelos professores das escolas públicas do município de Cerro Largo, RS?  

Como encaminhamento teórico-metodológico é uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico (GIL, 2008), tendo como corpus de análise livros didáticos de Física e Ciências. A dinâmica metodológica segue de acordo com a Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2007), e com fundamentação teórica produções ligadas a CTS (AULER, 2002), Pensamento Latino-Americano em CTS (PLACTS) (DAGNINO, 2010) e Livros didáticos de Ciências.

Tendo como objetivo verificar, identificar e analisar a presença do enfoque CTS nos livros didáticos de Ciências do 9° ano e Física do Ensino Médio adotados pelas escolas, analisar como os conteúdos e as imagens fazem essa representação.

Na pesquisa já foi desenvolvida a etapa de unitarização, com a separação dos textos em unidades de significado, os núcleos de sentido, e está em fase de categorização, com o agrupamento de núcleos de sentido com significado semelhante para, em seguida, a escrita do novo emergente, a comunicação “representando o contexto de compreensão e teorização dos fenômenos que foram investigados” (SANTOS, 2016). 



Com contribuições de 

Bolsista PETCiências Letícia Barbier Martins.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...