Pular para o conteúdo principal

PETCiências: qualificando a formação e tecendo caminhos à Pós- Graduação

PETCiências: qualificando a formação e tecendo caminhos à Pós-Graduação


    O professor Leonardo Priamo Tonello, é egresso do PETCiências e do curso de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Leonardo, foi integrante do PETCiências, do Programa de Educação Tutorial (SESu/MEC/FNDE) durante toda sua graduação, de maio de 2017 a maio de 2021, desenvolvendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. Também, neste período foi integrante vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM)  e participando do projeto de extensão Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática. 

    Em 2018, desenvolveu um período de experiência internacional, como bolsista de intercâmbio, pelo Projeto Paulo Freire de Mobilidade Acadêmica para Estudantes de Programas Universitários de Formação de Professores da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), na Universidad de Santiago de Chile (USACHI), Santiago, Chile. 

    Atualmente, com aprovação na Pós-Graduação, o professor Leonardo é mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do qual também será bolsista do Programa de Excelência Acadêmica - PROEX.

    Complementando esta apresentação inicial, o professor nos redigiu seu relato, em que aborda sua passagem, atuação e agradecimentos ao programa, assim como os caminhos à Pós-Graduação.


"Ao pensar nos pontos a abordar neste breve relato, remeto-me a um filme de boas lembranças, sobre as memórias, vivências e experiências nestes anos como integrante do PETCiências, que fez toda a diferença em minha formação acadêmico-profissional.

    Destaco a importância das políticas públicas educacionais e a garantia de uma educação pública e de qualidade, que seja capaz de garantir a permanência e o acesso à informação, o conhecimento e a Ciência. Sei bem desta importância e por isso da necessidade de seu fortalecimento e defesa. Sou o primeiro de minha família a ter tido acesso ao Ensino Superior e oportunidade em cursar uma graduação e agora um mestrado, indo da Graduação à Pós-Graduação. 

    Minha história no PETCiências, teve início no primeiro semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, quando realizei a seleção para o grupo em 2017/1 tornando-me voluntário e já no segundo semestre, tornei-me bolsista. Desde o início identifiquei-me com a proposta do PETCiências da UFFS, Campus Cerro Largo, pois sabia, que este tinha como objetivo principal a qualidade na formação dos licenciandos do curso por meio da qualificação na área profissional, sendo ela  a formação com ênfase nos eixos centrais: Meio Ambiente e Formação de Professores. 

    Durante todos estes anos no programa, percebi um coletivo que oportuniza atividades formativas integradas na tríade de Ensino, Pesquisa e Extensão. Um grupo, que se desenvolve e envolve seus integrantes através de uma metodologia integradora da formação humana, ética e política, com a formação acadêmico-profissional, em caráter interdisciplinar, agregando as Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (CNT: Biologia, Física e Química) de modo articulado com temas da Ciências, Meio Ambiente e Formação de Professores.

    Tendo por princípio o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, no Programa tornou-se possível: no âmbito do "PETCiências vai à escola" realizar práticas pedagógicas na Educação Básica, especialmente na Educação em Ciências e Biologia, em escolas públicas e privadas do município de Cerro Largo; organizar e participar do projeto "Ciências, Ambiente e Formação" desenvolvido e ofertado pelo programa à comunidade acadêmica da UFFS e professores das escolas; articulação e participação no projeto de extensão "Ciclos Formativos em Ensino de Ciências", que objetiva a formação permanente de professores em Ciências, que é indispensável a melhoria da qualidade de Educação Científica em nosso país. Estas ações possibilitaram uma íntima ligação entre formação inicial e continuada, priorizando encontros e reflexões coletivas em torno de temáticas pedagógicas, de atualização docente e relatos com discussão de práticas trazendo presente a formação crítica. 

    Estiva um período afastado do Programa, para um  intercâmbio na Universidad de Santiago de Chile (USACH). Isso me permitiu retornar com novas e qualificadas experiências teóricas e práticas na formação profissional e pessoal.

    Sou grato também, ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM/UFFS) e aos professores pesquisadores do grupo, que fortaleceram e propiciaram o desenvolvimento de projetos e pesquisas em colaboração com o Programa. Tive a oportunidade de participar de eventos científicos no Brasil e exterior, socializando pesquisas desenvolvidas na área em interface com o PETCiências e também publiquei artigos, capítulos de livros e trabalhos em eventos, além de apresentá-los. 

    O programa possibilitou qualificar a formação, abrindo possibilidades e motivações em seguir como professor e pesquisador. Atualmente, com minha recente aprovação vou assumir uma vaga no mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGETC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), sendo também contemplado com Bolsa CAPES/PROEX, sendo para mim, considero uma conquista profissional e pessoal. Pretendo seguir contribuindo com área de Educação em Ciências e Biologia, Educação Ambiental e em Saúde, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Currículo. 

    Para finalizar, agradeço o PETCiências, os colegas, tutor, professores colaboradores da UFFS e professores da Escola Básica, que juntos, se tornaram uma mola propulsora, que desafia o coletivo a pensar na melhoria da qualidade do ensino, da Educação Científica e a formação de professores, (re)configurando e aprimorando os processos formativos. No Laboratório 1, Sala 107, principalmente as terças-feiras, eram mais alegres e leves com vocês. Sigamos fazendo o PETCiências, o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável e de qualidade neste grande, intenso e qualificado programa que se apresenta como uma verdadeira proposta pedagógica e modelo de formação à Universidade brasileira; sigamos acreditando e fazendo a educação pública de qualidade e popular, a formação, a docência e a diferença para este país!"

Leornardo Priamo Tonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...