Pular para o conteúdo principal

PETCiências no V SECEC: Reflexões sobre Extensão e Cultura na Formação de Professores

    Entre os dias 14, 15 e 16 de novembro de 2024, aconteceu o V Simpósio Catarinense em Educação em Ciências (V SECEC), realizado no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari e na Universidade da Região de Joinville (Univille) Campus São Francisco do Sul. O evento, que ocorreu de forma híbrida (presencial e online), reuniu professores, acadêmicos, formadores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores de várias regiões do Brasil para discutir a  Educação em Ciências.

    Com o tema “O ambiente nas lentes da Educação em Ciências”, o simpósio abordou questões ligadas à formação de professores, metodologias de ensino, propostas pedagógicas, desenvolvimento cultural, extensão e pesquisa. As atividades incentivaram reflexões sobre a qualificação pedagógica em sala de aula, com foco especial nos desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica. O evento contou com rodas de conversa, diálogos e reflexões entre os participantes, criando um espaço colaborativo para o compartilhamento de experiências e conhecimentos.

    Entre os participantes desta edição, estiveram os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PETCiências): Janaina Alana da Silva Dallabrida e Lenilson Rafael Bastos Cavalcante. Eles apresentaram, respectivamente, os trabalhos intitulados "PETCiências: Extensão na Formação Docente", que abordou a formação de professores por meio da extensão, sendo esse um dos eixos temáticos trabalhados no PETCiências, e “Bureau Cultural no PETCiências: Análise das Concepções de Cultura e a Formação Docente”, que tratou das concepções de cultura presentes no projeto Bureau Cultural do programa, vinculado ao eixo temático de Cultura e Extensão. 

    A participação dos bolsistas do PETCiências no V SESEC reforça a relevância de programas que abordam Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura para a formação de professores. As discussões apresentadas evidenciam como iniciativas como essas ampliam as perspectivas sobre práticas pedagógicas, promovem o diálogo interdisciplinar e fortalecem o papel da cultura e da extensão na qualificação docente. O evento proporcionou um espaço eficiente para mobilizar reflexões e promover o fortalecimento do Ensino de Ciências no sul do Brasil e em outras regiões do país.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Seleção de Bolsistas e Voluntários para o PETCiências – UFFS, Campus Cerro Largo

      A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas e voluntários do grupo PETCiências, vinculado ao Programa de Educação Tutorial (PET). O edital é voltado para estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Química, Pedagogia e Matemática do Campus Cerro Largo.       O PETCiências tem como foco atividades de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase no Meio Ambiente e na Formação de Professores, proporcionando uma formação acadêmica integrada e interdisciplinar.       As inscrições devem ser feitas por e-mail, conforme as diretrizes do edital. São ofertadas 2 vagas para bolsistas e até 6 vagas para voluntários. Os critérios de seleção incluem análise do histórico acadêmico, entrevista e carta de intenções.  EDITAL Nº 42/PROGRAD/UFFS/2025:  https://boletim.uffs.edu.br/atos-normativos/edital/prograd/2025-0042  Anexo I:  https://boletim.uffs.edu...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...