Pular para o conteúdo principal

Trilha Ecológica

 PETCIÊNCIAS REALIZA TRILHA ECOLÓGICA NA UNIDADE SEMINÁRIO DA UFFS

Na manhã do dia 12 de dezembro de 2024 o PETCiências participou da trilha ecológica desenvolvida unidade seminário do Campus da UFFS Cerro Largo. A trilha tem como objetivo ensinar aos participantes sobre as espécies do local, sobre as interações ecológicas entre diferentes grupos de seres vivos e discutir como as ações antrópicas podem modificar o ambiente natural. Além disso, a trilha tem aspectos didático-pedagógicos e conceituais (ecológicos) integrados no percurso.

Durante o percurso da trilha ecológica, o tutor do PETCiências, Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich explorou os conceitos e fez a interação com PETianos e alunos do CCR de didática e metodologia do ensino de Ciências e foram apresentadas espécies de plantas, algumas nativas e outras exóticas, espécies animais e fungos. Algumas destas podem ter vindo de diversas partes do mundo, alguns animais que habitam esse ambiente também foram observados. 

No decorrer do caminho foi realizado um jogo didático a campo, que tem o intuito ressignificar conceitos envolvidos na dinâmica dos ecossistemas. No jogo, há um grupo de Jaguatiricas, um grupo de Lebres e um grupo de Plantas, conforme cada grupo vai se “alimentando” de sua fonte de energia, podemos analisar como as espécies conseguem se manter vivas, se reproduzem, aumentam suas populações ou morrem pela escassez de comida, conforme o número de indivíduos for aumentando ou diminuindo. Também foi possível explorar gráficos e quadros com estes dados e chegar a hipóteses envolvendo o ciclo de nutrientes no ambiente e a transferência de matéria e energia nas cadeias e teias alimentares.

A trilha foi ministrada pelo Prof. Dr. Roque Güllich com auxílio de Lucas Lafaiete e Victoria Santos atuais mestrandos do PPGEC (Ensino de Ciências), que foram ex-bolsistas do PET e antigos estagiários da trilha sob orientação do Prof. Tutor. 

A proposta do PETCiências para no próximo ano é reabrir a trilha com novos guias do atual grupo PET, para que as escolas da região, onde nossos bolsistas acompanham turmas do ensino fundamental e médio possam realizar a trilha ecológica junto a suas turmas e trazer ainda mais aprendizado a toda a comunidade escolar em que o PET participa pela ação PETCiências vai a Escola com uma lógica invertida – a Escola vai ao PETCiências e a UFFS.



Contribuição: Glenda Stefani Kowalski 

Bolsista PETCiências


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Meio Ambiente e Inclusão Social: uma Relação Possível

Fonte: Instituto Itard A temática abordada mostra como é possível que as pessoas com, ou sem, deficiências estejam em incluídas no contexto da Educação Ambiental, no qual faz um movimento de possibilidades entre a Inclusão Social e a importância do cuidado com o Meio Ambiente, frente a conscientização ambiental entre toda a sociedade. A gestão sustentável implica em um desenvolvimento sustentável que deve se apoiar em 3 pilares: ambiental, social e econômico. E somente teremos uma sustentabilidade ambiental quando houver uma equidade e justiça social. Para tanto seria necessário construir estilos de desenvolvimento fundada em uma nova “racionalidade produtiva”, para que a política econômica dominante se renda a criação de políticas de redução da pobreza e a programas que fortaleçam a autogestão produtiva. Em suma, buscar um equilíbrio entre a natureza e a sociedade, que sirva de base para a nova organização social que necessita ser estabelecida para a sobrevivência humana. Todos as p...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...