Na Escola Eugênio Frantz, foi
desenvolvido um trabalho de construção de moléculas com bolas de isopor e
palitos. Tal perspectiva de trabalho buscou contribuir para o entendimento do
conteúdo de ligações químicas, principalmente para as ligações iônicas e
covalentes. Há exemplo foram construídas moléculas de H2O, CO2,
HCl, NH3, CaCl2, CH4, N2 entre
outras. Cabe destacar que além da possibilidade de os alunos visualizarem o
arranjo espacial dos átomos em uma molécula, também compreenderem as diferentes
propriedades dos mesmos ao apresentarem tendência de formarem uma ligação
química. Tal prática de confecção além de simples permite aos alunos
visualizarem as diferenças de tamanho entre os elementos químicos e as
propriedades que regem tal disposição. Ao professor e bolsista cabe agora o
desafio de estabelecer articulações entre o macroscópico (modelos
confeccionados) e o microscópico ( compartilhamento e transferência de
elétrons), possibilitando aos alunos um avanço qualificado em seus
conhecimentos acerca das ligações químicas.
Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...
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