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A Importância da Pesquisa no PETCiências

Durante o ano de 2017 os bolsistas e voluntários do PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul - Cerro Largo, conseguiram atingir muitas das suas metas em relação a pesquisa, que é um dos eixos que o programa PET busca desenvolver.
Foram muitos os bolsistas que conseguiram publicar suas pesquisas em revistas renomadas, como exemplos podemos citar, as bolsistas Katia Slodkowski, que conseguiu publicação com Qualis A1, Franciele Siqueira com um A2, Kélli Mattos e Aline Walczak com um B1. O que prova que o programa vem sendo muito efetivo à medida que os artigos vêm sendo publicados cada vez com Qualis mais elevados. Podemos perceber através do programa que a inserção do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa. Vale ressaltar que todas as pesquisas são voltadas para a educação e o ensino uma vez que todos os cursos envolvidos no PETCiências, Física, Química e Biologia, são licenciaturas.

Durante esse semestre, por exemplo, a Bolsista Daniele Bremm, está desenvolvendo uma pesquisa baseada nas narrativas de professores de ciências em formação, a fim de constatar como ocorre o processo de formação-ação destes sujeitos. Para este fim a mesma realizou a coleta de excertos de dez diários de bordos de alunos que estiveram em formação inicial e participando do projeto PIBID durante o ano de 2013. Através desta análise foi possível perceber o movimento formativo pelo qual os licenciandos passavam durante a formação inicial, principalmente em relação aos tipos de reflexão encontrados em seus diários, que foram categorizados em: descritivos, analítico-explicativo e reflexivo-valorativo, segundo os níveis de reflexão de Porlán e Martín (1997). Foi perceptível também que à medida que os licenciando mais escreviam, o nível de suas reflexões ia avançando, se tornando valorativas, e nos casos em que os licenciandos faziam pouco uso das memórias narrativas no diário de bordo, o nível tendia a permanecer estagnado. Provando assim a importância de se formar professore que reflitam, pois as narrativas possibilitam o crescimento pessoal e a formação de uma identidade docente.

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