Pular para o conteúdo principal

Do PETCiências ao percurso formativo da pós-graduação


Olá, eu sou Tamini Wyzykowski, ex-bolsista do Programa de Educação Tutorial em Ciências – PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo. Sou Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela UFFS, Mestre e Doutoranda em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.
O PETCiências é um programa que visa a constituição acadêmica e profissional de excelência durante a Formação Inicial, possibilitando aos licenciandos, tanto bolsistas quanto demais acadêmicos dos Cursos de Graduação inseridos na proposta, o envolvimento em atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Atuar como bolsista PETCiências foi uma oportunidade singular, que qualificou minha Formação Inicial em Ciências Biológicas. Participei do PETCiências no período de dezembro de 2011 até março de 2013 e posso afirmar que, durante este período, construí aprendizagens que potencializaram minha constituição política-cidadã, ao passo que vivenciei experiências individuais e coletivas que indicaram caminhos e definiram meu percurso formativo. Neste coletivo de formação, fui instigada a investigar e refletir minha própria formação e isso orientou à construção de ideários de docência e de concepções de ensino. O Programa contribuiu para formar meu perfil de pesquisadora, atuando em projetos de pesquisa e participando de eventos científicos desde os primeiros semestres da graduação.
O PETCiências confirmou o desejo de me constituir pesquisadora na área de Ensino de Ciências. Em virtude disso, saí do programa em abril de 2013, a fim me dedicar exclusivamente a um projeto de pesquisa, com bolsa de Iniciação Científica.
Cabe mencionar que participei em projetos de pesquisa do início até o final da Graduação em Ciências Biológicas (2010 – 2014). Na condição de petiana, fui voluntária em projetos de pesquisa durante todo o período em que atuei como bolsista. Com auxílio do meu professor orientador, ao longo do caminho compreendi que a pesquisa torna o sujeito mais crítico, conhecedor de seus saberes e da prática profissional. A partir da internalização e apropriação do significado de verbos como “ler”, “produzir”, “analisar”, “compreender”, “discutir”, “escrever” e “publicar”, é possível nos constituirmos professores e pesquisadores mais comprometidos com nosso papel social, que é desenvolver um trabalho educativo capaz de promover a formação humana e cientifico-escolar das próximas gerações.
Conclui o Curso de Ciências Biológicas em dezembro de 2014 e em março do ano seguinte ingressei no Curso de Mestrado em Educação nas Ciências, da Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ, com bolsa integral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior – CAPES. No período do Mestrado (2015 – 2017) investiguei e produzi entendimentos sobre o Trabalho Educativo e a constituição da memória humana no processo de formação de professores, baseada no referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural. Este percurso formativo trouxe aprendizagens e outras perguntas e inquietações quanto à complexidade que é ensinar ciências e a respeito dos desafios e potencialidades imbricados na profissão docente.
Após o título de mestre (2017), passei a atuar como Supervisora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Giruá – RS. Essa experiência me traz algumas alegrias e também frustrações, pois nem só de sonhos é que a realidade se faz. Entretanto, esse tempo-espaço fortalece a certeza de que, na condição de professora, é um devir constante destinar tempo para estudar, pesquisar, refletir sobre e para a transformação da prática profissional, bem como tentar articular meios de promover melhorias na qualidade da educação.
Em dezembro de 2017 obtive a aprovação no Curso de Doutorado em Educação nas Ciências da UNIJUÍ. Em março deste ano ingressei no Programa de Pós-Graduação, inicialmente com taxa de estudos concedida pela Instituição e posteriormente com bolsa integral da CAPES.
Sou muito grata ao grupo PETCiências e aos professores que atuam no Curso de Ciências Biológicas da UFFS, por todas as oportunidades formativas durante minha trajetória nesta Instituição. As aulas do Curso, as atividades de ensino, pesquisa e extensão são eventos significativos, que transformaram minha vida e implicam positivamente em minha constituição humana e profissional.


Tamini Wyzykowski
Graduada em Ciências Biológicas – Licenciatura pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo.
Mestre e Doutoranda em Educação nas Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...