Pular para o conteúdo principal

Aluna do PETciencias aprovada no mestrado da FURG escreve uma carta emocionada sobre sua atuação no PETCiências


A aluna do PETCiências Rafaela Engers Günzel foi aprovada no mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Por ser formanda 2018/1 ao sair do PET, a aluna deixou uma carta de despedida, contando um pouco do que foi ser Petiana na sua formação. 
É mais uma professora e futura pesquisadora que o PETCiências forma!
            Eu, Rafaela Engers Günzel, Petiana do PETCiências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo professora, egressa do Curso de Química - Licenciatura, venho por meio deste, tentar despedir-me desse grupo maravilhoso que tive a oportunidade de conhecer e conviver por 4 anos. É uma tarefa difícil e dolorosa escrever uma despedida, ainda mais sobre 4 anos de intensos aprendizados compartilhados com vocês. Descrever as contribuições deste programa em minha formação, me faz refletir que há tanto para rememorar, muitas histórias para relembrar, contar...
            Ingressei no PET, curiosa para descobrir e andar pelos caminhos que esse programa proporcionaria. A curiosidade de conhecer o PET mobilizou-me a vivenciá-lo intensamente, mas nunca imaginei que faria tanta diferença na professora de Ciências e Química que viria a me tornar e na pesquisadora que desejo ser. Almejar a Pós-Graduação parecia distante, hoje intenciono graças ao espaço formativo proporcionado por esse grupo querido e pela oportunidade de fazer pesquisa (ser do GEPECIEM). Ser Petiana proporcionou-me também viver intensamente a UFFS, em seus espaços de integração e formação.
            O PETCiências oportunizou minha constituição docente ao propiciar minha inserção no contexto escolar com supervisão e apoio de professores da Universidade e da Escola (PETCiências vai à Escola), e com isso, ótimos estágios de docência. Assim, fui preparada para lidar com a sala de aula, sabendo realizar bons planejamentos, tendo organização e responsabilidade. Pude perceber a importância da reflexão sobre a própria prática com o Diário de Bordo, participar de cursos de formação na área de ensino de Ciências sobre os mais diversos assuntos (como Ciclos Formativos), interagir com professores de áreas diferentes, com colegas de outros cursos e fases com pensamentos e ideais diferentes. São tantos os aspectos que divergem e convergem para constituir-me hoje, que sinto dificuldade de enunciá-los.
            A tarefa de fazer pesquisa no ensino de Ciências foi um presente do PET à minha formação, pois possibilitou meu entendimento sobre o método científico, leituras e escritas, sempre pensando em contribuições formativas e em compartilhar e aprender com os trabalhos. O fazer pesquisa proporcionou-me, principalmente, outra visão da sala de aula e da prática do professor, e ainda, sobre mim mesma ao pensar a Educação Ambiental que faço, que ensino, que aprendo e que desejo para uma nova sociedade. Ter vivido os 3 eixos formativos do PETCiências: Ensino, Pesquisa e Extensão, possibilitou ampliar minhas concepções docentes, meus saberes e fazeres para ampliar e perseguir novos horizontes, perspectivas, caminhos....
            Enfim, convido a todos que aproveitem este espaço de formação, que vivam o Ser PETiano ao máximo e desfrutem das oportunidades que esse programa tem a oferecer. Quem teve a experiência de viver o PET na sua graduação, pode se considerar uma pessoa de sorte, assim como eu. O PET foi plenitude na minha formação.
            Minhas terças-feiras, com certeza, nunca mais serão as mesmas! Meus dias mudaram para sempre! Até breve, família PETCiências!!
Cerro Largo, Julho de 2018.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024
 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

PETCiências: Formando com Excelência