Aluna do PETciencias aprovada no mestrado da FURG escreve uma carta emocionada sobre sua atuação no PETCiências
A aluna do PETCiências Rafaela Engers Günzel foi
aprovada no mestrado do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências:
Química da Vida e Saúde da Universidade Federal de Rio Grande (FURG). Por ser
formanda 2018/1 ao sair do PET, a aluna deixou uma carta de despedida, contando
um pouco do que foi ser Petiana na sua formação.
É mais uma professora e futura
pesquisadora que o PETCiências forma!
Eu,
Rafaela Engers Günzel, Petiana do PETCiências da Universidade Federal da
Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro
Largo professora, egressa do Curso de Química - Licenciatura, venho por meio
deste, tentar despedir-me desse grupo maravilhoso que tive a oportunidade de
conhecer e conviver por 4 anos. É uma tarefa difícil e dolorosa escrever uma
despedida, ainda mais sobre 4 anos de intensos aprendizados compartilhados com
vocês. Descrever as contribuições deste programa em minha formação, me faz
refletir que há tanto para rememorar, muitas histórias para relembrar, contar...
Ingressei
no PET, curiosa para descobrir e andar pelos caminhos que esse programa proporcionaria.
A curiosidade de conhecer o PET mobilizou-me a vivenciá-lo intensamente, mas
nunca imaginei que faria tanta diferença na professora de Ciências e Química
que viria a me tornar e na pesquisadora que desejo ser. Almejar a Pós-Graduação
parecia distante, hoje intenciono graças ao espaço formativo proporcionado por
esse grupo querido e pela oportunidade de fazer pesquisa (ser do GEPECIEM). Ser
Petiana proporcionou-me também viver intensamente a UFFS, em seus espaços de
integração e formação.
O
PETCiências oportunizou minha constituição docente ao propiciar minha inserção
no contexto escolar com supervisão e apoio de professores da Universidade e da
Escola (PETCiências vai à Escola), e com isso, ótimos estágios de docência.
Assim, fui preparada para lidar com a sala de aula, sabendo realizar bons
planejamentos, tendo organização e responsabilidade. Pude perceber a
importância da reflexão sobre a própria prática com o Diário de Bordo,
participar de cursos de formação na área de ensino de Ciências sobre os mais
diversos assuntos (como Ciclos Formativos), interagir com professores de áreas
diferentes, com colegas de outros cursos e fases com pensamentos e ideais
diferentes. São tantos os aspectos que divergem e convergem para constituir-me
hoje, que sinto dificuldade de enunciá-los.
A
tarefa de fazer pesquisa no ensino de Ciências foi um presente do PET à minha
formação, pois possibilitou meu entendimento sobre o método científico,
leituras e escritas, sempre pensando em contribuições formativas e em compartilhar
e aprender com os trabalhos. O fazer pesquisa proporcionou-me, principalmente,
outra visão da sala de aula e da prática do professor, e ainda, sobre mim mesma
ao pensar a Educação Ambiental que faço, que ensino, que aprendo e que desejo para
uma nova sociedade. Ter vivido os 3 eixos formativos do PETCiências: Ensino, Pesquisa
e Extensão, possibilitou ampliar minhas concepções docentes, meus saberes e
fazeres para ampliar e perseguir novos horizontes, perspectivas, caminhos....
Enfim,
convido a todos que aproveitem este espaço de formação, que vivam o Ser PETiano
ao máximo e desfrutem das oportunidades que esse programa tem a oferecer. Quem
teve a experiência de viver o PET na sua graduação, pode se considerar uma
pessoa de sorte, assim como eu. O PET foi plenitude na minha formação.
Minhas terças-feiras, com certeza, nunca mais serão as
mesmas! Meus dias mudaram para sempre! Até breve, família PETCiências!!
Cerro
Largo, Julho de 2018.
Comentários
Postar um comentário