Pular para o conteúdo principal

Novo Livro PET: As Experiências Formativas do Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Fronteira Sul


O novo livro do PET  apresenta  as experiências formativas do Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).
O livro: “As experiências formativas do Programa de Educação Tutorial na Universidade Federal da Fronteira Sul” é resultado do esforço conjunto de trabalho dos grupos do Programa PET da UFFS, no qual são apresentadas 36 diferentes experiências formativas, que para além de constituírem os capítulos deste livro são possibilidades de leitura, formação e diálogo. Para sistematizar, investigar, divulgar e impulsionar as experiências de Ensino, Pesquisa e Extensão os grupos PET: PET Assessoria Linguística e Literária, PET Ciências, PET Medicina Veterinária/ Agricultura Familiar, PET Políticas Públicas e Agroecologia e PET Práxis, a partir de seus ciclos de formação se coloram em um novo movimento formativo: a produção deste livro. Ao longo das seções são apresentadas e discutidas diferentes experiências de formação no Programa que perpassam temáticas diversas, tais como: cine-debate na escola, extensão, o trabalho na escola, produção textual, língua espanhola, letramento digital, reforço escolar, português brasileiro, formação de leitores, contação de histórias, gênero e sexualidade, meio ambiente, pesquisa na ação docente, concepções sobre experimentação, divulgação científica, concepções de ensino, a educação ambiental, ensino de ciências, trabalho docente, formação inicial e continuada de professores, histórias de formação, formação universitária, grupo de estudos, formação da consciência humana, memórias, troca de experiências, conexões de saberes, juventude rural, desafios da formação acadêmica dos petianos, políticas públicas, agroecologia, interdisciplinaridade, assistência técnica , agricultura familiar, realidade social, geração de renda, qualidade do leite e medicina veterinária. As temáticas revelam, para além da diversidade, interculturalidade e interdisciplinaridade, a possibilidade de pensarmos, agirmos e estarmos em conexão entre saberes, nosso grande desafio de formação de novos licenciandos e bacharéis das áreas em que formamos por meio da Educação Tutorial na UFFS. Importante destacar que o livro foi produzido com o apoio institucional da UFFS, bem como pelo financiamento do FNDE – MEC para o PET no contexto das verbas de custeio do Programa que viabilizaram a editoração e publicação. Acreditamos que pela interconexão de saberes desenvolvida no cerne dos escritos aqui colados a disposição como um cardápio de conhecimentos diversos e amplos, estamos também nos colocando em diálogo com os possíveis leitores que encontraremos no caminho, e, assim, também podermos avançar na transformação das práticas educativas e sociais pautadas. 

Eric Duarte Ferreira 
Karina Ramirez Starikoff Roque 
Ismael da Costa Güllich 
(Tutores Organizadores do Livro)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...