PETCiências: Atividade de aula prática sobre a Morfologia Vegetal na Escola – conhecendo a forma das plantas em Biologia
Além de considerarmos, que o Brasil é um dos países com uma das maiores biodiversidades vegetais do mundo, sabemos que as plantas, apresentam-se na cadeia trófica como primárias, são capazes de produzir seu próprio alimento, pois por meio da energia solar, transforma em energia química (fotossíntese). São fundamentais para a vida de muitos seres vivos, incluindo nós humanos. Dependemos a todo instante das plantas, seja para nossa alimentação, quanto para outros fins e atividades.
O trabalho com a Morfologia vegetal, configura-se um ramo da Biologia Vegetal, sendo fundamental, para que o aluno compreenda as formas e classificações das plantas, reconhecendo e desenvolvendo o respeito pela biodiversidade vegetal e a importância das plantas.
Nesta aula prática de laboratório, os alunos iniciaram o trabalho mais especificamente com raiz e caule. Foram utilizados vegetais cotidianos dos alunos, facilitando o reconhecimento, tal como: cenoura; pé de milho; pé de soja; cebola; a batata doce; gengibre; beterraba; batata inglesa; cana-de-açúcar; bambu. Nas observações e análises, proporcionou-se a diferenciação de caule e raiz. Inclusive, foram desenhados e caracterizados de acordo com seus tipos. Sendo assim, além conhecer as percepções e conceito de planta dos estudantes, a aula se apresentou dinâmica e satisfatória, estimulando os alunos a compreenderem melhor o mundo vegetal e contextual que vivem.
Comentários
Postar um comentário