Pular para o conteúdo principal

PETCiências: Atividade de aula prática sobre a Morfologia Vegetal na Escola – conhecendo a forma das plantas em Biologia




C:\Users\Bruno\Downloads\PETCiências\La Salle\WhatsApp Image 2019-06-17 at 15.10.52.jpegNa quinta feira, dia 13 de Junho de 2019, o Bolsista do PETCiências Leonardo Priamo Tonello do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura da UFFS, em conjunto com a professora do Componente Curricular de Biologia, no Ensino médio, no Colégio La Salle Medianeira, localizado no Município de Cerro Largo (RS), realizaram uma atividade prática sobre Morfologia de Vegetal.
Além de considerarmos, que o Brasil é um dos países com uma das maiores biodiversidades vegetais do mundo, sabemos que as plantas, apresentam-se na cadeia trófica como primárias, são capazes de produzir seu próprio alimento, pois por meio da energia solar, transforma em energia química (fotossíntese). São fundamentais para a vida de muitos seres vivos, incluindo nós humanos. Dependemos a todo instante das plantas, seja para nossa alimentação, quanto para outros fins e atividades.
O trabalho com a Morfologia vegetal, configura-se um ramo da Biologia Vegetal, sendo fundamental, para que o aluno compreenda as formas e classificações das plantas, reconhecendo e desenvolvendo o respeito pela biodiversidade vegetal e a importância das plantas.

C:\Users\Bruno\Downloads\PETCiências\La Salle\WhatsApp Image.jpegO desafio de abordagem da morfologia vegetal, apresenta-se atualmente como um desafio a ser trabalhado no ensino, uma vez que sua teoria pode tornar-se cansativa e desmotivadora ao aluno. Geralmente nestes caso, as aulas são extremamente teóricas, num processo de teoria e posteriormente a prática (quando realizada).Nesse sentido, a prática buscou uma nova forma de metodologia de abordagem, como a aula invertida. Esta foi caracterizada, por meio da apresentação primeiro da parte prática em laboratório, e posteriormente, será trabalhado a  teoria. Considera-se, que neste processo inverso, o aluno desperta mais sua curiosidade e interesse, reconhecendo posteriormente o conhecimento prático com o teórico, de forma mais fácil, no entendimento das estruturas e partes da planta.
Nesta aula prática de laboratório, os alunos iniciaram o trabalho mais especificamente com raiz e caule. Foram utilizados vegetais cotidianos dos alunos, facilitando o reconhecimento, tal como: cenoura; pé de milho; pé de soja; cebola; a batata doce; gengibre; beterraba; batata inglesa; cana-de-açúcar; bambu. Nas observações e análises, proporcionou-se a diferenciação de caule e raiz. Inclusive, foram desenhados e caracterizados de acordo com seus tipos. Sendo assim, além conhecer as percepções e conceito de planta dos estudantes, a aula se apresentou dinâmica e satisfatória, estimulando os alunos a compreenderem melhor o mundo vegetal e contextual que vivem.


C:\Users\Bruno\Downloads\PETCiências\La Salle\WhatsApp Image 2019-06-17 at 15.10.55.jpeg


C:\Users\Bruno\Downloads\PETCiências\La Salle\WhatsApp Image 2019-06-17 at 15.10.56.jpeg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...