A proposta interdisciplinar de conexão de saberes PETCiências tem como objetivo principal a excelência na formação dos licenciandos dos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Física e Química, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) por meio da qualificação na área profissional, com ênfase nos eixos centrais: Meio Ambiente e Formação de Professores, tendo como desenho metodológico o Programa de Educação Tutorial (PET).
Em uma visão mais ampla o PETCiências proporciona aos licenciandos a inovação curricular, investigação da ação e reflexão que são fundamentos gerais buscados para constituir cada vez mais um perfil de professores pesquisadores, reflexivos, críticos, criadores e autônomos, propiciando uma experiência investigativa e contextualizada.
No eixo Pesquisa as atividades estão expressas por Projetos de Pesquisa orientados pelo tutor do PETCiências e por professores colaboradores da área de Ensino de Ciências da UFFS. Das leituras, orientações, escritas e diálogo formativo surgem os resultados das pesquisas, instruindo uma formação de caráter tutorial.
Os PETianos também estão vinculados a Projetos de Pesquisa do tutor e de professores colaboradores do programa, a fim de estimular suas experiências e aprendizados na área da pesquisa científica e também na publicação de seus resultados em eventos, revistas e livros, os professores que orientam estes projetos são ligados ao GEPECIEM e mantém pesquisas na área de Ensino de Ciências. Enfatizamos ainda que os acadêmicos, iniciam um processo de iniciação à prática científica, conhecendo os métodos científicos, os referencias de sua linha de pesquisa, e principalmente sobre a natureza da ciência.
PETiano
|
Projeto
|
Orientador(a)
|
Aléxia
Birck Fröhlich
|
Epistemologia
e Formação de Professores
|
Fabiane
de Andrade Leite
|
Daniel
Marsango
|
Práticas
educativas no campo Ciência-Tecnologia-Sociedade: potencialidade e desafios
para “dar viabilidade” a não neutralidade da Ciência-Tecnologia
|
Rosemar
Ayres dos Santos
|
Riceli
Gomes Czekalski
|
(Re)configurações
do trabalho do professor que ensina Matemática
|
Danusa
de Lara Bonotto
|
Douglas
Bassani
|
Práticas
educativas no campo Ciência-Tecnologia-Sociedade: potencialidade e desafios
para “dar viabilidade” a não neutralidade da Ciência-Tecnologia
|
Rosemar
Ayres dos Santos
|
Jonatan
Josias Zismann
|
A
Leitura Interativa de Textos de Divulgação Científica na Formação Inicial de
Professores de Química como Potencial na Formação do Leitor
|
Judite
Scherer Wenzel
|
Cleiton
Edmundo Baumgratz
|
O
livro didático de Ciências: aspectos históricos, conceitos e práticas
pedagógicas
|
Erica
Do Espírito Santo Hermel
|
Karolina
Natasha Jarochewski
|
Problemas
clássicos da Física: uma abordagem detalhada para subsidiar o professor
|
Márcio
do Carmo Pinheiro
|
Mateus
dos Santos Oliveira
|
Iniciação
à docência em Ciências Biológicas: implicações na Educação Ambiental
|
Ruben
Alexandre Boelter
|
Leonardo
Priamo Tonello
|
Tendências
e perspectivas para a Educação em Saúde no Ensino de Ciências e na formação
de professores
|
Eliane
Gonçalves dos Santos
|
Karen
Raffaely Rigodanzo Teichmann
|
Estudos
sobre o Ensino de Ciências e Biologia no Brasil: concepções e práticas de
ensino, currículo, conceitos e temáticas contemporâneas
|
Roque
Ismael da Costa Güliich
|
Daniele
Bremm
|
Narrativas
de formação em Ciências: processos de investigação-ação de professores em
formação inicial
|
Roque
Ismael da Costa Güliich
|
Rafaela
Rossana Scheid
|
A
temática ambiental no ensino de ciências da natureza e na formação de
professores
|
Rosângela
Inês de Matos Uhmann
|
Texto de Rafaela Rossana Scheid – Bolsista PETCiências.
Comentários
Postar um comentário