O artigo do Prof. Roque é uma das bases da discussão central do PETCiências que é temático sobre Meio ambiente e Formação de professores. O texto é uma narrativa autor-reflexiva com olhar para as práticas de um professor formador de professores que descreve parte de sua experiência para refletir e tecer novos enredos para histórias já contadas e que ainda transcorreram em sua carreira de professor. A partir do textoexperiência perpassa o tema da educação ambiental como uma ideia transversal de currículo, de formação e de escola, colocando o mesmo em xeque e defendendo-o num movimento reconstrutivo de reflexão formativa. Ao longo da narrativa expões uma lista de elementos que de seu lugar julga serem partes de sua receita de saberes e fazeres da docência em Ciências e Biologia, defendendo que a formação dos professores pode ser um caminho possível para melhoria das práticas da educação.
Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...
Comentários
Postar um comentário