Pular para o conteúdo principal

Álcool ou sabão? PETCiências explica!


O COVID – 19 está sendo transmitido para várias pessoas de todas as idades e muitas acabam não resistindo e falecem. Devido à falta de infraestrutura, dos hospitais ou de aparelhos, entre outras causas. Esse contágio acontece, por muitas vezes, pela falta de cuidado da população.
Um dos cuidados que devem ser tomados é de higienização das mãos, que estão em constante contato com partes contaminadas, de uso comunitário. Ao levá-las para o rosto infecta-se a boca, olhos e nariz, onde acontece a entrada do vírus para a parte interna do corpo.
A limpeza das mãos é algo fundamental, e deve ocorrer constantemente, mas a questão é; devem ser higienizadas com água e sabão ou com álcool? Qual é melhor? O PETCiências foi a procura de respostas.
Conforme a página do hospital Sírio Libanês, a higienização de água e sabão ou com álcool são igualmente eficazes, mas é necessário higienizar adequadamente:

Como higienizar de forma eficiente?
Não basta passar rapidamente o sabonete ou espalhar um pouco de álcool-gel pelas mãos.
Para a higienização com água e sabonete ou com preparações alcoólicas ser de fato efetiva, é necessário observar alguns cuidados, como a qualidade e a quantidade de produto utilizado, além do tempo gasto no processo.
Veja abaixo o jeito correto de higienizar as mãos para evitar infecções.
Como fazer
Com preparações alcoólicas (gel ou solução)
Duração de todo o procedimento: 20-30 segundos
1. A​plique uma quantidade suficiente de preparação alcoólica em uma mão em forma de concha de modo que ela venha a cobrir toda a superfície das mãos.
2. Friccione as mãos entre si.
3. Não esqueça de espalhar o gel ou solução entre os dedos e sob as unhas.
4. Espere suas mãos secarem.
Com água e sabonete
Duração de todo o procedimento: 40 a 60 segundos
1. Molhe as mãos com água.
2. Aplique na palma da mão quantidade de sabonete (de​ preferência líquido) suficiente para cobrir toda a superfície das mãos.
3. Ensaboe as palmas das mãos friccionando-as entre si.
4. Esfregue as mãos, entre os dedos e sob as unhas.
5. Enxague bem as mãos com água.
6. Seque as mãos com uma toalha limpa, papel absorvente ou fluxo de ar.
Como calcular a quantidade certa de produto?
A quantidade vai depender do tipo de solução usada e do tamanho da mão. Em geral, 2 ml do produto são suficientes
É importante que o produto contemple toda a superfície das mãos e que elas estejam úmidas no final do processo (no caso do álcool-gel).

É necessário retirar anéis e adereços das mãos antes da higienização, pois sob esses objetos acumulam-se microrganismos. E borrifar álcool nas mãos não é uma boa dica, pois pode causar microfissuras facilitando a colonização de vírus e bactérias. Sempre deve-se higienizar as pontas dos dedos, embaixo das unhas, entre os dedos e no polegar.




Fonte:
 HOSPITAL SÍRIO-LIBANêS. A prevenção de doenças está em suas mãos. Disponível em: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/Paginas/prevencao-doencas-esta-suas-maos.aspx. Acesso em: 26 mar. 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...