Pular para o conteúdo principal

Coronavírus em foco: quais cuidados são essenciais aos animais de estimação?


       Em decorrência da pandemia provocada pelo Covid - 19 os animais de estimação assumem um papel crucial no ambiente doméstico, uma vez que harmonizam boa companhia, estimulo a rotina, interações ativas e mesmo melhora no quadro de ansiedade e depressão (acrescidos neste momento de isolamento social).
Pensando nisso algumas dúvidas preocupações surgiram quanto aos cuidados fundamentais nesta relação com os pets, que ao longo do texto buscamos informar.





      1- Animais de estimação podem se infectar ou transmitir o vírus?
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) alguns estudos estão sendo realizados e até o momento já existem registros com nível fraco de infecção, porém não se tem evidenciais expressivas que estes animais possam se infectar ou transmitir o vírus. Mas alguns cuidados são essenciais como: lavar bem as mãos antes e depois de manusear o seu pet, o uso de máscara facial e cuidados ao espirrar. Se a pessoa estiver infectada a recomendação é que se mantenha afastada do seu animal de estimação.

     2- Como deve-se proceder os passeios?
É indicado que se evitem lugares com aglomerações de pessoas e o contato com outros indivíduos, visto que ainda não se sabe como o vírus possa reagir no organismo do animal. Deve-se manter cuidados de higiene quando retornar ao domicilio, lavando as patinhas do pet, retirando o calçado utilizado antes de entrar em casa, trocando as roupas, higienizando as mãos e maçanetas.

3- Já existem vacinas para o coronavírus em animais de estimação?
Foram divulgadas informações falsas sobre a vacina de coronavírus nos pets alegando que ela poderia salvar o mundo desta atual pandemia. O que se sabe é que a vacina previne um tipo de coronavírus o entérico canino (CCoV), então não conseguiria prevenir a infecção pelo Covid -19, pois suas características são diferentes, de modo que até o hospedeiro não é o mesmo, já que ataca somente cachorros.



A coordenadora técnica da Vigilância em Saúde do município do Rio de Janeiro, Patrícia Guttmann, explica que os animais domésticos como gatos e cachorros não transmite o novo coronavírus. Com isso a MultiRio canal do site YouTube traz informações sobre o assunto. Disponível a seguir:


     Acompanhar as informações indicadas pela OMS e sites de divulgação cientificas referente ao coronavírus é crucial neste momento, para que possamos voltar aos poucos a vida normal com saúde e qualidade de vida. O PETCiências orienta que ficar em casa em isolamento social mantendo cuidados com higiene e equipamentos de proteção é o melhor caminho. #fiqueemcasa


Veja mais em:

G1. Coronavírus e pets: veja perguntas e respostas sobre cuidados com animais de estimação. Bem estar. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/03/15/coronavirus-e pets-veja-perguntas-e-respostas-sobre-cuidados-com-animais-de estimacao.ghtml. Acesso em: 21 abril. 2020.

 

SANTOS. M. T. Vacina para coronavírus de animais não é eficaz contra Covid-19 em humanos. Saúde, 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/blog/e-verdade-ou-fake-news/vacina-coronavirus-animais-covid-19/ . Acesso em: 22 abril. 2020.

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...