Pular para o conteúdo principal

Da série entrevistas: Acompanhe o relato da Engenheira Agrônoma Marcia Dezen que faz parte da Emater de Santo Ângelo- RS


A Engenharia Agronômica, assim como as demais ciências, deve ser embasada em fatos científicos, pesquisa e experimentação de forma ética e responsável.
A ciência agronômica têm seus próprios “pacientes”, as plantas, que também podem ser acometidas pelos danos causados por insetos, bactérias, fungos e também por vírus similares ao SARS-CoV-2.
Existe uma série de recomendações agronômicas a cerca da prevenção, controle de disseminação e contenção de patógenos similares às adotadas pelos profissionais de medicina no controle de doenças infecciosas.
Além disso, assim como na medicina, tratamentos específicos e embasados na ciência da eficácia e controle de efeitos colaterais são adotados em situações no momento oportuno nas áreas agrícolas.
A Ciência Agronômica orienta o agricultor a adotar os devidos procedimentos e tratamentos de acordo com os cenários. Em se tratando, especificamente, de pragas e doenças agrícolas o foco é sempre a prevenção da instalação destes agentes nas lavouras, pois em caso de ocorrência e descontrole na disseminação ocorre o comprometimento do desempenho e até a perda de plantas ocasionando a redução de produtividade, impactando na economia da propriedade. Diante da eminência do ataque, o agricultor investe o máximo de recursos para controlar e/ou minimizar as perdas. Diante deste fato, nota-se que cada indivíduo é importante pois, a saúde da “população” de plantas é fator primordial que contribui para o alcance do rendimento desejado.
Podemos concluir que o agricultor, no seu dia a dia, possui experiência de sobra no entendimento e compreensão dos riscos no descontrole de uma doença ou praga. A Agronomia, ciência fundamental na vida humana, tem importante papel junto ao seu público principal de conscientização neste momento, o que pode ser feito por meio deste tipo de comparação. Sabedores dos riscos e dos métodos de controle façamos, cada um, nossa parte.
Márcia Dezen – Engenheira Agrônoma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...