Como sua ciência e área e pesquisa e formação/atuação pode contribuir para a compreensão da pandemia?
A
Educação Física se divide em Licenciatura e Bacharelado, no qual a licenciatura
é responsável pela área escolar e o bacharel pela promoção de saúde em centros,
orientações em academias e treinamentos desportivos. Ambas as divisões têm suas
contribuições exaltadas desde que a OMS anunciou a pandemia do Covid-19, pois
exercitar-se está dentre as recomendações sobre prevenção e fortalecimento do
sistema imunológico; prevenção e controle de doenças pulmonares; e auxílio na
manutenção da saúde mental.
Na
escola, geralmente a Educação Física é visualizada como uma disciplina
complementar- como se fosse menos importante que matemática ou língua portuguesa-,
porém ela é obrigatória no currículo e apresenta características próprias, que
a proporcionam aproximar-se da cultura dos estudantes através de suas práticas
sociais de lazer.
Na
atual conjuntura mundial, o principal objetivo da Educação Física é buscar a
promoção dos conhecimentos; proporcionar mudanças/continuidade de hábitos de
vida que influenciem a prática regular de exercícios físicos em conjunto com as
situações sociais vivenciadas, em um processo que se inicia nas escolas.
Para
além de seus compromissos sociais da contemporaneidade- inclusão social, a
promoção do fair play, paz e cuidados com o meio ambiente-, a Educação Física
no sistema escolar cabe discutir questões que envolvam a qualidade de vida,
políticas públicas específicas e, as possibilidades de inclusão de pessoas
estão à margem da sociedade. Ou seja, o papel da área está definido com
competência, como parte integrante e fundamental no processo educativo da “era
Covid-19” proporcionando aos educandos competências necessárias para o seu
desenvolvimento motor e exercício de cidadania.
Cláudia Elizandra
Lemke
Licenciatura e
Bacharelada em Educação Física
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