Pular para o conteúdo principal

Entrevista sobre o Covid-19 com o Enfermeiro Vinícios Meggiolaro Forgiarini

No dia do Enfermeiro – 12 de maio, trazemos para o PETCiências a entrevista do Enfermeiro Vinícios Meggiolaro Forgiarini, como homenagem aos profissionais desta área, em agradecimento pelo ato de cuidar de outra pessoa, que ultrapassa o mero cumprimento do dever, já que representa responsabilidade, competência, respeito, ética, dedicação, amor e humanidade.

 

 

Covid-19 é uma doença infecciosa causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, que foi identificada em 2019 na China, a doença apresenta como sintomas mais comuns, febre, cansaço e tosse seca, alguns pacientes ainda apresentam congestão nasal, coriza, dor de garganta ou diarreia entre outros. Sabe-se que o vírus tem alta transmissibilidade e provoca síndromes respiratórias, tanto leves quanto graves, podendo assim ser letal.

Quando pensado em Covid-19, nós profissionais da saúde linha de frente a esta pandemia precisamos estar preparados, pois a experiência e o treinamento são de grande valia para o enfrentamento, somos nós multiplicadores de forças, então devemos primeiramente estarmos nos protegendo com os equipamentos de proteção individual, para não sermos infectados, temos que pensar na nossa equipe que acaba ficando sobrecarregada e propensa a erros, logo necessitamos redobrar os cuidados quanto ao uso de EPIs para que não haja contaminação e assim possamos ajudar  as pessoas.

O diagnóstico do novo Coronavirus é realizado através de coleta de matérias respiratórios, sendo realizado por meio de aspirados nasofaringe ou swabs combinados(nasal/oral). O diagnóstico laboratorial para identificação do vírus é através da técnica de proteína C, sendo necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o RNA viral para confirmar a doença.

Devido à alta transmissibilidade do Covid-19 , temos que ter precauções durante contato e precauções aéreas, frente a qualquer paciente que seja suspeito, assim medidas devem ser adotadas, como higiene das mãos, proteção com mascaras, distanciamento das pessoas, evitar aglomerações, realizar a limpeza e desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência pelos pacientes e equipes assistenciais. Fluxo intra-hospitalar deve ser restrito, e realizar atendimento de pacientes de caráter de urgência/emergência.

Profissionais da área da saúde devem reforçar medidas educativas, assim como a população em geral, incorporando à sua rotina ações que reduzam o risco de contrair ou transmitir o novo Coronavírus. Em função de não haver vacina para este vírus faz-se necessário a prevenção para redução dos casos.

 

Vinícios Meggiolaro Forgiarini. Enfermeiro Assistencial no setor Hemodinâmica-Incor HCI-Ijuí/RS, Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Coronariana e Hemodinâmica.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...