Pular para o conteúdo principal

Ei você, já cultivou ou quer aprender a cultivar hortaliças?


Há poucos dias fizemos um post no qual falamos sobre maneiras de nos ocuparmos a fim de que o tempo pudesse passar mais rápido durante este momento tão delicado de isolamento social. Sendo assim, foi sugerido a preparação de uma horta, e hoje, buscando dar continuidade a este cultivo, o PETCiências traz novas hortaliças para acrescentar a ela.

 

Agrião

Temperatura ideal para o desenvolvimento está entre 16 e 20ºC. Acima de 25ºC a planta cresce pouco e floresce com facilidade.

Época de plantio: abril a junho e o ano todo em regiões de clima ameno.

Colheita: cortar quando as folhas estiverem bem desenvolvidas deixando 5 a 10 cm de rama para novas brotações.

 

Beterraba

Planta de clima temperado para frio, temperatura ideal está entre 7 e 22ºC.

Cultivares: Wonder-precoce e Detroit.

Época de plantio: abril a julho e em regiões de verão ameno, o ano todo.

Colheita: 70 a 90 dias após a semeadura pode-se iniciar a colheita.

 

Cebola

Exige temperaturas baixas para formar o bulbo (cabeça). A faixa de 15 a 20ºC é a ideal. São desejáveis temperaturas mais elevadas na maturação e não ocorrência de chuvas no período da colheita.

Cultivares: Texas Grano-502, Granex, Baiaprecoce, Baia Periforme, Pera Ouro, AG-55 e AG-59, todas para climas temperados a amenos; para condições mais frias as cultivares são a Jubileu, a Rio Grande, a Pera Baía Periforme e a Norte-14.

Época de plantio: no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste a semeadura é feita de fevereiro a abril; no Sul, de abril a junho.

Colheita: arrancar as plantas quando tombarem. Deixar no terreno por 1 ou 2 dias para iniciar o processo de secamento das folhas e cura do bulbo. Armazenar à sombra.

 

Ervilha (grãos e vagens verdes)

Planta de clima temperado para frio, com temperaturas entre 8 e 22ºC.

Cultivares: Asgrow nº 40 (para consumo do grão), Torta-de-flor-roxa (para consumo da vagem).

Época de plantio: abril a junho. Em condições de verão ameno pode ser plantada o ano todo.

Colheita: a torta-de-flor-roxa é colhida quando as sementes estão tenras e as vagens estão bem desenvolvidas, mas antes de se tornarem fibrosas.

 

Rabanete

A planta se desenvolve melhor entre 8 e 20ºC. O calor favorece o florescimento.

Cultivares: Redondo Vermelho e Champion.

Época de plantio: em regiões de clima ameno, o ano todo. Onde o verão é quente e chuvoso, deve ser plantado de abril a junho.

Colheita: deve ser feita quando as raízes estiverem com 2 a 3 cm de diâmetro, o que se dá entre 25 e 30 dias após a semeadura.

            Instruções específicas para o plantio dessas e outras hortaliças como, irrigação, adubação, plantio, espaçamento, transplantio podem ser encontradas no livro “O cultivo de hortaliças”, da Embrapa.

Fique em casa!

 

Referências

 

MAKISHIMA, Nozomu. O cultivo de hortaliças. Ed. Especial. Brasília DF: Embrapa, 2004. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/749966/o-cultivo-de-hortalicas Acessado em 01 de jun 2020.

 

EMBRAPA. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível em: https://www.embrapa.br/ Acessado em 26 de mar 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...