Entrevistas sobre o covid-19: a biodiversidade, paleontologia e ensino de ciências na pandemia covid-19
"Como a sua Ciência e área de atuação podem contribuir para a compreensão da pandemia do Covid-19?"
Aqui vou fazer uma breve introdução daquilo que já trabalhei dentro das minhas áreas de atuação. Vou começar pela Biodiversidade, então, no que a Biodiversidade como grande área pode nos ajudar na compreensão dessa pandemia? Dentro desta área, por exemplo, estudei organismos exóticos em meu Mestrado, e suas consequências no ambiente e o vírus não deixa de ser um organismo exótico quando este sai de seu local de origem e acaba sendo introduzido em outras localidades, podendo ocasionar diversos problemas. Já tivemos impasses no passado, como a exemplo do Tifo, a Cólera e mais recentemente o HIV. Normalmente estes organismos estão isolados por ação do homem e quase sempre acabam por invadir outros locais. Aqui saliento que outras ameaças também ocorrem no globo terrestre como pandemias, só que afetando outros organismos, como por exemplo os anfíbios que a algum tempo vem sendo atacados por patógenos como os vírus, fungos e protozoários, ameaçando este grande grupo.
Outra área que eu atuo é a Paleontologia, mas o que a Paleontologia tem a ver com o Coronavírus? Com a Covid-19? Em um primeiro momento podemos até pensar que não existe relação alguma, mas se pensarmos nos processos de extinção, provavelmente muitas espécies foram extintas por vírus, pois estes organismos já estão presentes no planeta a milhões de anos. Saliento aqui a importância de estudar os acontecimentos pretéritos para entender as relações entre os organismos atualmente.
Por fim, outra área que estou atuando ultimamente é a área de Ensino de Ciências, área esta muito importante pois é nela que podemos trabalhar com assuntos como citados anteriormente dentro das salas de aula. Aqui no caso do Coronavírus, é uma forma de trabalhar trazendo outras áreas de conhecimento, como a Paleontologia e a Biodiversidade para abordar um assunto que normalmente acaba sendo tratado só dentro da área de saúde, por exemplo.
Ruben Alexandre Boelter
Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Ciências Biológicas/Biodiversidade Animal
*Texto adaptado de um podcast enviado pelo Prof Ms Ruben A. Boelter
Comentários
Postar um comentário