Pular para o conteúdo principal

PERSPECTIVAS E ENTRAVES DO ENSINO REMOTO NO CENÁRIO ATUAL


 

O cenário atual de pandemia vem despertando a discussão de problemáticas que já eram pautas antigas e passam a assumir um novo quadro de preocupação, uma delas é no que diz respeito ao contexto educacional.

No Brasil alguns transtornos como as questões da falta de incentivo à carreira docente, pouca formação permanente de professores, desigualdade social entre os alunos, carência de estrutura digna nas escolas públicas, limitado acesso à internet, bem como insuficientes instrumentos didáticos e verbas de projetos do governo, entre outros, já estão presentes historicamente, fato é que, entre impasses do sistema político a educação nunca foi prioridade no país.

Logo, o que se discute com urgência é o caráter de ensino remoto  (Figura 1) para estudantes da educação básica e superior, o que seria uma alternativa para que a educação seja garantida como declara a constituição de 1988 no Art 205, “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (BRASIL, 1988).

Visto que, uma das medidas preventivas dos órgãos de saúde pública foram a suspensão indeterminada das aulas presenciais nas instituições de ensino. Isso leva ao viés de plataformas virtuais que possibilitem o ensino remoto.

Figura 1: Simulação do funcionamento das aulas remotas

Fonte: Freepik

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) normatizou por meio da portaria nº 343 de 17 de março de 2020, aulas remotas com o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s).

Segundo informações recentes o diretor de Políticas Regulatórias da Secretaria de Supervisão da Educação Superior (Seres/MEC), Márcio Coelho, anunciou que as Instituições de Ensino Superior (IES) serão autorizadas a manter as aulas remotas até o final do ano, com isso, algumas atividades de laboratório e estágios serão adequados ao formato não presencial. A notícia foi revelada durante o encontro on-line promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), coordenado pelo diretor-presidente da ABMES, Celso Niskier, com a presença do presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e do diretor executivo da ABMES, Sólon Caldas.

 

Mas qual é a diferença da educação a distância e ensino remoto?

O MEC descreve quais os pressupostos da Educação a Distância,

[...] é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade é regulada por uma legislação específica e pode ser implantada na educação básica (educação de jovens e adultos, educação profissional técnica de nível médio) e na educação superior. (BRASIL, 2020).

Na proposta de ensino remoto as aulas acontecem ao vivo, por videoconferência, conforme a data e o horário combinado, perante o subsídio de ferramentas e plataformas tecnológicas (TICs). Conforme a Faculdade Cesusc (2020) neste modelo o aluno e o professor têm contato direto com os outros participantes presentes na aula, sendo possível acompanhar o processo de ensino-aprendizagem, e desenvolver metodologias ativas e mais próximas da realidade de aulas presenciais.

Neste percurso, os professores passam a utilizar e reinventar suas aulas em plataformas on-line disponibilizadas pelas instituições, a exemplo do Google Meet, BigBlueButton, Moodle, chats e ainda as lives desenvolvidas nos recursos midiáticos sociais. Quando a mesma for oportuna, pois em alguns casos o uso destas ferramentas ainda é inviável.

Para Rosa (2020, p. 4) “[...] devemos reconhecer o lugar de destaque e esforço de cada professor nessa circunstância de crise, pois apesar dos malefícios do vírus, ele também nos trouxe a possibilidade de mudar e/ou repensar o modelo educativo atua”. Os efeitos na educação no cenário do país serão enormes, mas ainda se tem esperança que os professores encontrarão um caminho para que o processo de ensino-aprendizagem não seja defasado, e que o pós-pandemia não seja agravado.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. O que é educação a distância? Brasília, DF: Ministério da Educação, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia.pdf. Acesso em: 15 jun. 2020.

ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-19! Rev. Cient. Schola Colégio Militar de Santa Maria Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, v. VI, n. 1, jun. 2020. Disponível em: http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf. Acesso em: 16 jun. 2020.

Veja a diferença entre EaD e aulas remotas. Faculdade Cesusc. Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis – Santa Catarina, 2020. Disponível em: https://www.cesusc.edu.br/veja-diferenca-entre-ead-e-aulas-remotas/. Acesso em: 18 jun. 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...