Pular para o conteúdo principal

Aedes aegypti: pequeno vilão em meio a uma pandemia


Em meio a pandemia da Covid-19 outras doenças não foram muito abordadas em jornais e revistas, são elas “dengue, zika e chikungunya”, mas assim como o coronavírus são igualmente perigosas. Com isso, o PETCiências acredita ser de extrema importância falar sobre essas mazelas para que possamos ter maior conhecimento sobre  demais doenças virais, as quais, no Rio Grande do Sul, são as que mais matam depois da Covid-19. Nessa matéria informaremos sobre mosquitos do gênero aedes os quais são os principais transmissores de algumas enfermidades, como:

 

     DENGUE: é provocada por um arbovírus, este o qual apresenta-se de 4 formas variadas: DEN-1, DEN-2, DEN-3 E DEN-4; O vírus é  transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado, este que apresenta-se sob duas formas: benigna e hemorrágica o qual, necessita de água parada para proliferar-se. Destacamos como sintomas: febre, dores musculares, dor nos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Assim, o infectado pelo mosquito pode ou não apresentar sintomas, e quando apresentar podem ser eles leves ou graves, levando até a morte. Na maioria das vezes, a dengue tem cura espontânea após 10 dias; não existindo um tratamento específico para esta, apenas remédios para amenizar a dor. Lembrando que a dengue não passa de pessoa para pessoa, ou seja, ela não é contagiosa. Porém, algumas pessoas mais velhas com mais de 65 anos ou até mesmo crianças que tenham algum problema e forem picados pelo mosquito, o caso deles pode agravar-se.

 

     CHIKUNGUNYA: é transmitida pelos mosquitos infectados Aedes aegypti e Aedes albopictus. Alguns sintomas são: febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga, erupção cutânea e graves dores nas articulações (na maioria dos pacientes essas dores são curadas completamente, porém, em alguns ela pode durar vários meses e anos após a enfermidade). A taxa de mortalidade é baixíssima, mas gera um grande impacto social por causar altos números de casos e não existir tratamento para a doença, os medicamentos são direcionados para aliviar os sintomas.

 

     ZIKA: o vetor do Zika vírus é o mosquito Aedes aegypti (Figura 1) . Essa doença apresenta risco superior do que as outras mazelas por deixar danos severos em recém nascidos como a microcefalia. Os sintomas são: vermelhidão em todo o corpo com muita coceira depois de alguns dias, febre baixa (muitas vezes não sentida), conjuntivite sem secreção, mialgia e dor de cabeça, todos os sintomas são sempre leves ou moderados e isso ajuda na  gravidade da doença. O tratamento varia de acordo com os sintomas dos pacientes como o uso de analgésicos, antitérmicos entre outros, mas quando as sequelas são mais graves é necessário o acompanhamento de médicos especializados


Figura 1: ciclo do Aedes aegypti


Fonte: Ministério da Saúde

 

 

Tendo essas informações em vista, é importante que haja a prevenção para que esses males não atinjam, principalmente, as pessoas que nos cercam. Como a proliferação desse mosquito acontece com acúmulo de água parada em alguns objetos é importante manter alguns hábitos na nossa casa e em nosso pátio e como estamos em época de quarentena podemos aproveitar esse tempo para mudá-los.

Abaixo seguem algumas dicas de como combater o Aedes aegypti em seu domicílio, fornecidas pela Secretaria da Saúde:

 

     Garrafas PET e de vidro: Devem ser descartadas na lixeira, viradas com o bico para baixo, para evitar o acúmulo de água no local.

     Lajes: Mantenha-as sempre secas e não deixe água acumular.

     Ralos: Mantê-los tampados.

     Piscinas: Use sempre o filtro e cloro para tratar a água e mantenha limpa.

     Calhas: Manter elas sempre limpas, para que não ocorra o acúmulo de folhas que possam impedir a passagem da água.

     Cacos de vidros nos muros: Preencha com cimento ou quebre todos os cacos de vidro que podem acumular água.

     Baldes e vasos de plantas vazios: Guardar em local coberto, com a boca para baixo.

     Plantas que acumulam água: Evite ter bromélias e outras plantas que acumulem água, caso tiver, tire a água semanalmente

     Caixas d'água, cisternas e poços: Mantenha-os vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampas.

     Tonéis e depósitos de água: Mantenha-os bem fechados. Os que não têm tampa devem ser cobertos com uma tela.

     Objetos que acumulam água: Coloque em um saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.

     Vasilhas para animais: Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.

     Pratinhos de vasos de plantas: Mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.

     Lixo, entulho e pneus velhos: Entulho e lixo devem ser descartados corretamente e os pneus devem ser guardados em locais cobertos.

     Lixeira fora de casa: Mantenha a lixeira fechada, para quando chover não armazenar água.

 

Referências:

Médicos sem Fronteiras. Chikungunya. Disponível em: https://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/chikungunya?utm_source=adwords_msf&utm_medium=&utm_campaign=chikungunya_comunicacao&utm_content=_exclusao-saude_brasil_39923&gclid=CjwKCAjw5vz2BRAtEiwAbcVIL8rYhVmgJdJ_52ICW9REkdFUC5MpzBK5YyPguKhB5wCEHB4JKjPpghoCVScQAvD_BwE. Acesso: 09 de junho de 2020. Acesso: 09 de junho de 2020.

Ministério da Saúde. Combate ao Aedes Aegypti: prevenção e controle da Dengue, Chikungunya e Zika. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/combate-ao-aedes?fbclid=IwAR28O_QmnUWPc2vQfQPa5K9j0e_BaH71CxdNpE0el_jBnu8Mb_Lo47Jxn5s. Acesso: 09 de junho de 2020.

Ministério da Saúde. Zika Vírus: o que é, causas, sintomas, tratamento, diagnóstico e prevenção. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/zika-virus. Acesso: 09 de junho de 2020.

Secretaria da Saúde. Prevenção. Disponível em: http://www.dengue.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=6. Acesso: 09 de junho de 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c