Pular para o conteúdo principal

Obesidade infantil em meio a pandemia do coronavírus


A obesidade é considerada uma doença inflamatória de baixa intensidade, multifatorial, esta é uma questão que já vem sendo discutida  antes do início da pandemia do Covid-19, e pode resultar em complicações envolvendo a hipertensão, diabete e doenças cardiovasculares. Além disso, a obesidade vem sendo o segundo principal fator de risco do coronavírus, atrás apenas dos idosos, em função da pessoa acima do peso ficar com o sistema imunológico muito baixo, resultante da alimentação baseada em ultraprocessados (alimentos calóricos), ressaltando que, para aumentar e equilibrar a imunidade é preciso ingerir vitaminas em cápsulas .

Segundo estatísticas e pesquisas feitas pelo Ministério da Saúde o número de mortes de idosos obesos (43%) foi menor do que de jovens acima do peso (57%). Pois, como este problema pode ocasionar outras complicações em nosso corpo, e diminui consideravelmente a resistência do nosso organismo, mesmo jovens podem não se recuperar desse vírus e acabar morrendo. Assim sendo, ressaltamos a importância de cuidarmos de nossa saúde desde crianças.

O critério utilizado para avaliar se a pessoa está ou não em seu peso ideal, é o Índice de Massa Corporal (IMC), segundo recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), no qual são usados o peso e a altura para realizar o cálculo. A seguir, a figura 1 mostra como podemos realizar este cálculo com o peso e altura; a figura 2 demonstra se está com o peso ideal, acima do peso ou abaixo do peso:

Figura 1: Cálculo para o peso

Fonte: Ministério da Saúde


Figura 2: Resultado do cálculo

Fonte: Ministério da Saúde

 

            Tendo isso em vista, o governo criou o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, que é comemorado no dia 3 de junho, com o intuito de nos faz lembrar da importância de ter uma alimentação saudável, o que muitas vezes acabamos esquecendo no nosso dia a dia. Além disso, com a quarentena o hábito de comer alimentos industrializados pode ter aumentado, junto com a falta de atividades físicas, pelo fato de ficarmos apenas em casa e acabar nos acomodando. Especialistas sugerem que os pais incentivem seus filhos a dançar, brincar e fazer jogos que estimulem a parte física da criança.

Levando em consideração que a obesidade aumentou ainda mais em razão do Covid-19, pois as crianças e adultos estão mais tempo em casa e com isso acabam ingerindo comidas industrializadas e esquecem dos alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras. Dessa forma, o Ministério da Saúde alterou o Guia Alimentar para a População Brasileira( Figura 3), que traz algumas dicas de formas saudáveis sobre as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar), que levam em consideração a cultura alimentar de todas regiões.


Figura 3: Planejamento Alimentar

Fonte: Saúde Brasil

 

 

Tendo isso em vista, separamos algumas brincadeiras que as crianças podem desenvolver dentro de casa, as quais irão ajudar no controle do peso e, também, ajudará a desenvolver as condições motoras delas:

 

       Circuito: Com os móveis da casa pode criar lugares e desafios para que elas enfrentem, como passar sob a ponte (sob a mesa de jantar), pular do penhasco perigoso (do sofá para o chão), dar cambalhotas, saltar sobre as pedras do rio (saltar sobre as almofadas),use sua criatividade para criar outros caminhos;

       Tênis com balão: Com um palito de picolé e um pratinho de festa pode criar as raquetes e com um balão creio ser a bola e deixar as crianças se divertirem;

       Caça ao tesouro: Pegue um objeto e esconda pela casa e diga para a criança procurá-lo e que terá uma recompensa, para crianças um pouco mais velhas coloque um cronômetro para ser um desafio maior;

       Teia de aranha: Use barbante, papel crepom ou o que tiver em casa, corte em tiras que alcance uma parede a outra e cole com uma fita adesiva nas paredes de forma desafiadora para que as crianças atravessem de um lado ao outro (ideal para fazer no corredor);

       Cabra cega: Uma brincadeira bem tradicional, mas que pode entreter os pequenos. Para brincar só precisa de um lenço, ou algo do tipo, para tapar os olhos da criança escolhida, então ela deve procurar as pessoas que estão ao seu redor, e quando achar, a outra pessoa que deve ser vendada;

       Corrida sobre as pedras: Com duas folhas de jornais ou até mesmo de caderno que não use mais (usadas como as “pedras”) coloque uma no chão e suba nela, logo coloque a outra na sua frente no chão e vá para ela. Pegue a de trás e coloque na frente e assim sucessivamente até que elas cheguem no lugar planejado.

 

 

Referências:

 

G1. Coronavírus: Drauzio Varella explica por que a mortalidade entre obesos é mais alta. Disponível em: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2020/05/17/coronavirus-drauzio-varella-explica-por-que-a-mortalidade-entre-obesos-e-mais-alta.ghtml. Acesso: 10 de junho de 2020.

 

Governo do Brasil. Data lembra a importância de combater a obesidade infantil. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/06/data-lembra-importancia-de-combater-a-obesidade-infantil. Acesso: 10 de junho de 2020.

 

 

Saúde Brasil. Qual o papel de uma alimentação adequada e saudável durante a pandemia de COVID? Disponível em:https://saudebrasil.saude.gov.br/eu-quero-me-alimentar-melhor/qual-o-papel-de-uma-alimentacao-adequada-e-saudavel-durante-a-pandemia-de-covid. Acesso: 10 de junho de 2020.

 

Tempo junto. Aproveitando cada momento com seu filho. Diponível em: https://www.tempojunto.com/2017/04/07/10-atividades-dentro-de-casa-para-criancas-agitadas/ Acesso: 10 de junho de 2020.

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...