O PETCiências do Programa de Educação
Tutorial – PET (MEC/FNDE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
Campus Cerro Largo, vem desenvolvendo desde de 2017, o projeto de extensão universitária
“Ciência, Ambiente e Formação”. As ações do programa, foram publicadas na
Revista Vivências, periódico de qualis B2 no quadriênio (2013-2016) e A3 no
novo quadriênio (2017-2020) provisório da CAPES.
Intitulado “DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE
CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA”, conforme o resumo do trabalho:
Nos tempos atuais,
é necessário, pensar na Educação Científica e na formação de sujeitos, para
lidar com transformações, tendo presentes avanços da Ciência e Tecnologia,
sobre temáticas sócio-científicas, ambientais e de saúde. Para isso, é
importante pensar os pressupostos que envolvem a formação de professores,
responsáveis pelo processo de mediação da aprendizagem, para produção do conhecimento.
Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a organização da
proposta do curso “Ciência, Ambiente e Formação”, suas temáticas, motivações,
perspectivas e contexto. O desenvolvimento da ação de extensão é parte das
atividades do Programa de Educação Tutorial - PETCiências, da Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O curso tem duração
efetiva de 3 anos, sendo um projeto que reúne professores e temas de diferentes
áreas do conhecimento (de caráter interdisciplinar), realizadas por meio do
diálogo, troca de saberes e reflexão, como uma comunidade autorreflexiva e de
aprendizagem. Podemos perceber, que a atividade de extensão universitária
possibilitou espaços de trabalho educativo, desenvolvendo uma formação humana e
profissional dos acadêmicos envolvidos, bem como um diálogo com a comunidade,
sendo fundamental, para estabelecer interlocuções entre a formação e
implicações na Educação Científica. O curso tem qualificado os próprios espaços
interativos/formativos, fortalecendo o diálogo, o compartilhamento de
experiências, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva. Consideramos
que o projeto respalda e permite a formação de professores de Ciências com
pensamento contemporâneo que está interconectado com demandas atuais do mundo,
contextualizando e reconstruindo suas concepções teórico-práticas [1].
Os
autores do trabalho, são atual e ex-petianos além do tutor do programa, que se
dedicam (e dedicaram-se), na organização da extensão apresentada.
Rafaela Engers Günzel, Universidade Federal do
Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil
Mestranda
em Educação em Ciências pela FURG. Graduada em Química Licenciatura pela
UFFS. Ex-bolsista do PETCíências. Graduada em Geografia Licenciatura
pela UNINTER.
Leonardo Priamo Tonello, Universidade Federal
da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil
Graduando
de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS. Bolsista do PETCiências.
Daniel Marsango, Universidade Federal de Santa
Maria, Santa Maria, RS, Brasil
Mestrando
em Física pela UFSM. Graduado em Física Licenciatura pela UFFS. Ex-bolsista do
PETCiências.
Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade
Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil
Coordenador
do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC) da UFFS. Professor adjunto do
cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e tutor do PETCiências.
O
PETCiências convida a todos para conferir o trabalho completo [1].
[1] GÜNZEL, R. E.; TONELLO, L. P.;
MARSANGO, D.; GÜLLICH, R. I. DA C. DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA,
AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO
UNIVERSITÁRIA. Revista Vivências, v. 16, n. 31, p. 195-208, 29 jun.
2020. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/197. Acesso em: 29
jun. 2020.
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