Pular para o conteúdo principal

PETCIÊNCIAS PUBLICA EM PERIÓDICO CIENTÍFICO

O PETCiências do Programa de Educação Tutorial – PET (MEC/FNDE), da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, vem desenvolvendo desde de 2017, o projeto de extensão universitária “Ciência, Ambiente e Formação”.  As ações do programa, foram publicadas na Revista Vivências, periódico de qualis B2 no quadriênio (2013-2016) e A3 no novo quadriênio (2017-2020) provisório da CAPES.

Intitulado “DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”, conforme o resumo do trabalho:

Nos tempos atuais, é necessário, pensar na Educação Científica e na formação de sujeitos, para lidar com transformações, tendo presentes avanços da Ciência e Tecnologia, sobre temáticas sócio-científicas, ambientais e de saúde. Para isso, é importante pensar os pressupostos que envolvem a formação de professores, responsáveis pelo processo de mediação da aprendizagem, para produção do conhecimento. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo refletir sobre a organização da proposta do curso “Ciência, Ambiente e Formação”, suas temáticas, motivações, perspectivas e contexto. O desenvolvimento da ação de extensão é parte das atividades do Programa de Educação Tutorial - PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. O curso tem duração efetiva de 3 anos, sendo um projeto que reúne professores e temas de diferentes áreas do conhecimento (de caráter interdisciplinar), realizadas por meio do diálogo, troca de saberes e reflexão, como uma comunidade autorreflexiva e de aprendizagem. Podemos perceber, que a atividade de extensão universitária possibilitou espaços de trabalho educativo, desenvolvendo uma formação humana e profissional dos acadêmicos envolvidos, bem como um diálogo com a comunidade, sendo fundamental, para estabelecer interlocuções entre a formação e implicações na Educação Científica. O curso tem qualificado os próprios espaços interativos/formativos, fortalecendo o diálogo, o compartilhamento de experiências, contribuindo para uma formação crítica e reflexiva. Consideramos que o projeto respalda e permite a formação de professores de Ciências com pensamento contemporâneo que está interconectado com demandas atuais do mundo, contextualizando e reconstruindo suas concepções teórico-práticas [1].

 

Os autores do trabalho, são atual e ex-petianos além do tutor do programa, que se dedicam (e dedicaram-se), na organização da extensão apresentada.

 

Rafaela Engers Günzel, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS, Brasil

Mestranda em Educação em Ciências pela FURG. Graduada em Química Licenciatura pela UFFS.  Ex-bolsista do PETCíências. Graduada em Geografia Licenciatura pela UNINTER.

Leonardo Priamo Tonello, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Graduando de Ciências Biológica Licenciatura pela UFFS. Bolsista do PETCiências.

Daniel Marsango, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil

Mestrando em Física pela UFSM. Graduado em Física Licenciatura pela UFFS. Ex-bolsista do PETCiências.

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS, Brasil

Coordenador do Mestrado em Educação em Ciências (PPGEC) da UFFS. Professor adjunto do cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e tutor do PETCiências.

O PETCiências convida a todos para conferir o trabalho completo [1].

[1] GÜNZEL, R. E.; TONELLO, L. P.; MARSANGO, D.; GÜLLICH, R. I. DA C. DESAFIOS E INTER-RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, AMBIENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O PETCIÊNCIAS E A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA. Revista Vivências, v. 16, n. 31, p. 195-208, 29 jun. 2020. Disponível em: http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/197. Acesso em: 29 jun. 2020.

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024   PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET, GRUPO PETCIÊNCIAS CAMPUS CERRO LARGO Edital de homologação das Inscrições e Calendário de Entrevistas  Candidatos homologados: Curso Data Horário Local Carolina de Oliveira Balbueno Ciências Biológicas 02/04/2024 07:40 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Giulia Colpo Siqueira Ciências Biológicas 02/04/2024 07:50 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Kamili Aparecida Abertol da Silva** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:00 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Larissa Trevisan** Ciências Biológicas 02/04/2024 08:10 Sala 107, Laboratório de Ensino 1. Sara Ludvig Ciências Biológicas

EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024 Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo

    EDITAL Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024  Seleção de bolsistas e voluntários para o grupo PETCiências, Campus Cerro Largo   O PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL – UFFS, no uso de suas atribuições e tendo em vista a delegação de competência do Magnífico Reitor, por meio da Portaria nº 442/GR/UFFS/2020, torna público o presente Edital, que abre inscrições para a seleção de bolsistas e voluntários para o Grupo PETCiências, do Programa de Educação Tutorial – PET,  Campus  Cerro Largo. Acesse o Link:  Edital PETCiências - Nº 9/PROGRAD/UFFS/2024

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c