Pular para o conteúdo principal

Como trabalhar em Home Office?

 

O Home Office é uma modalidade de trabalho que permite que as pessoas e empresas se conectem à distância, e não é novidade nenhuma, já existe há tempos. Com o avanço da Covid-19 e a necessidade de restrição da circulação, essa prática tomou proporções maiores, pois muitas empresas que não adotavam esta atividade, tiveram de rever suas estratégias.

Sabemos que nos primeiros dias de trabalho remoto existe uma certa dificuldade em se organizar, algumas pessoas mais do que outras. Inclusive, o propósito dessa matéria é, para que você não deixe de cumprir com seus compromissos, para não se sobrecarregar, extrapolando horários e afetando sua vida pessoal.

Além disso, como podemos acompanhar nas mídias (Blog, Facebook e Instagram) do PETCiências, o programa não parou com a pandemia. Os Petianos continuam trabalhando, cada um em suas casas de forma remota exercendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, afinal, as escolas continuam com suas ocupações, palestras e eventos se adaptando ao contexto.

Então, abordaremos 4 dicas da Fundação Instituto de Administração (FIA) de como trabalhar em casa:

1-Monte uma estação de trabalho

Você não precisa ter um escritório reservado apenas para isso, mas é útil ter um local organizado, onde possa trabalhar com tranquilidade.

Que tal adaptar aquela escrivaninha antiga ou a mesinha da sala para que se torne um posto de trabalho confortável?

Aposte em cadeiras ergonômicas, se possível, e faça adequações para que não precise se inclinar na hora de usar o computador.

O ideal é que seu espaço fique fixo no cômodo mais silencioso da casa, afastado da entrada e de locais de grande circulação.

Em alguns casos, pode ser vantajoso comprar fones de ouvido e trabalhar escutando músicas instrumentais, que costumam ajudar a manter o foco e proporcionam isolamento dos ruídos em redor.

2-Respeite sua jornada de trabalho

Trabalhando em casa, é comum que você se envolva com as atividades e deixe compromissos pessoais de lado, dedicando o dia todo às tarefas profissionais.

Só que isso não é saudável e, após algum tempo, pode até levar à queda na produtividade, estresse e exaustão.

Portanto, estabeleça – e cumpra – um horário de trabalho, todos os dias.

3- Programe pausas e folgas

Sabe aquela parada para o cafezinho e conversa com os colegas na empresa?

Em casa, você não pode conversar pessoalmente com os colegas, mas pode parar e tomar um café, dar uma volta, ouvir uma música, conversar rapidamente via WhatsApp.

Fazer pausas periódicas e rápidas é essencial para manter seu engajamento no trabalho, favorecer a criatividade e descansar a mente nos dias mais estressantes.

4-Mantenha uma imagem profissional

Durante alguns dias, você poderá usar aquela roupa mais confortável.

No entanto, sempre haverá o dia de reunião via Skype, por exemplo, ou chamada de vídeo no WhatsApp.

Para não ser pego desprevenido, a dica é se arrumar para o home office, usando o que você vestiria para ir à empresa.

É percebida que esta matéria da FIA é dedicada mais especificamente a empresas e colaboradores, mas podemos adaptar ao nosso contexto como professores e estudantes. Bem como, outros profissionais que não foram mencionados aqui, podem se ajustar a esta circunstância.

 

Referências

Fundação Instituto de Administração. Como trabalhar home office? Como funciona, vantagens e dicas. Disponível em: https://fia.com.br/blog/home-office/. Acesso: 2 de agosto de 2020.

Hostinger Tutoriais. Como trabalhar Home Office em 2020- Guia prático. Disponível em: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/guia-de-trabalho-home-office-vagas/. Acesso: 2 de agosto de 2020.

G1. Home Office na pandemia. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/psicoblog/post/2020/06/29/home-office-na-pandemia.ghtml. Acesso: 06 de agosto de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...