Pular para o conteúdo principal

Como trabalhar em Home Office?

 

O Home Office é uma modalidade de trabalho que permite que as pessoas e empresas se conectem à distância, e não é novidade nenhuma, já existe há tempos. Com o avanço da Covid-19 e a necessidade de restrição da circulação, essa prática tomou proporções maiores, pois muitas empresas que não adotavam esta atividade, tiveram de rever suas estratégias.

Sabemos que nos primeiros dias de trabalho remoto existe uma certa dificuldade em se organizar, algumas pessoas mais do que outras. Inclusive, o propósito dessa matéria é, para que você não deixe de cumprir com seus compromissos, para não se sobrecarregar, extrapolando horários e afetando sua vida pessoal.

Além disso, como podemos acompanhar nas mídias (Blog, Facebook e Instagram) do PETCiências, o programa não parou com a pandemia. Os Petianos continuam trabalhando, cada um em suas casas de forma remota exercendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, afinal, as escolas continuam com suas ocupações, palestras e eventos se adaptando ao contexto.

Então, abordaremos 4 dicas da Fundação Instituto de Administração (FIA) de como trabalhar em casa:

1-Monte uma estação de trabalho

Você não precisa ter um escritório reservado apenas para isso, mas é útil ter um local organizado, onde possa trabalhar com tranquilidade.

Que tal adaptar aquela escrivaninha antiga ou a mesinha da sala para que se torne um posto de trabalho confortável?

Aposte em cadeiras ergonômicas, se possível, e faça adequações para que não precise se inclinar na hora de usar o computador.

O ideal é que seu espaço fique fixo no cômodo mais silencioso da casa, afastado da entrada e de locais de grande circulação.

Em alguns casos, pode ser vantajoso comprar fones de ouvido e trabalhar escutando músicas instrumentais, que costumam ajudar a manter o foco e proporcionam isolamento dos ruídos em redor.

2-Respeite sua jornada de trabalho

Trabalhando em casa, é comum que você se envolva com as atividades e deixe compromissos pessoais de lado, dedicando o dia todo às tarefas profissionais.

Só que isso não é saudável e, após algum tempo, pode até levar à queda na produtividade, estresse e exaustão.

Portanto, estabeleça – e cumpra – um horário de trabalho, todos os dias.

3- Programe pausas e folgas

Sabe aquela parada para o cafezinho e conversa com os colegas na empresa?

Em casa, você não pode conversar pessoalmente com os colegas, mas pode parar e tomar um café, dar uma volta, ouvir uma música, conversar rapidamente via WhatsApp.

Fazer pausas periódicas e rápidas é essencial para manter seu engajamento no trabalho, favorecer a criatividade e descansar a mente nos dias mais estressantes.

4-Mantenha uma imagem profissional

Durante alguns dias, você poderá usar aquela roupa mais confortável.

No entanto, sempre haverá o dia de reunião via Skype, por exemplo, ou chamada de vídeo no WhatsApp.

Para não ser pego desprevenido, a dica é se arrumar para o home office, usando o que você vestiria para ir à empresa.

É percebida que esta matéria da FIA é dedicada mais especificamente a empresas e colaboradores, mas podemos adaptar ao nosso contexto como professores e estudantes. Bem como, outros profissionais que não foram mencionados aqui, podem se ajustar a esta circunstância.

 

Referências

Fundação Instituto de Administração. Como trabalhar home office? Como funciona, vantagens e dicas. Disponível em: https://fia.com.br/blog/home-office/. Acesso: 2 de agosto de 2020.

Hostinger Tutoriais. Como trabalhar Home Office em 2020- Guia prático. Disponível em: https://www.hostinger.com.br/tutoriais/guia-de-trabalho-home-office-vagas/. Acesso: 2 de agosto de 2020.

G1. Home Office na pandemia. Disponível em: https://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/blog/psicoblog/post/2020/06/29/home-office-na-pandemia.ghtml. Acesso: 06 de agosto de 2020.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...