Pular para o conteúdo principal

Visite de forma virtual os mais importantes museus do Brasil e do mundo

 

Quer conhecer os mais importantes museus do Brasil e do mundo sem sair de casa? Conhecer as mais famosas obras, galerias e sítios históricos do mundo? Fazer muita atividade interessante neste período de pandemia? Aprender sobre moda, ciência, história e muito mais? Visitar estes espaços e ter acesso a estes conteúdos para trabalhar com seus alunos? Gosta de arte e cultura? Então se liga nessa matéria!

Isso mesmo, esta matéria, tem o intuito de apresentar uma plataforma, que tem ganhado destaque nos últimos tempos, principalmente neste período de pandemia, de distanciamento e isolamento social devido a Covid-19. Fato este, que tem implicado a impossibilidade das pessoas em sairem casa, viajar, passear e explorar os espaços de arte e cultura – como os museus. 

Esta plataforma é administrada pelos serviços do Google, é de acesso aberto e gratuito e se chama Google Arts & Culture (https://artsandculture.google.com/). A plataforma, pode ser acessada pela web, Android e iOS, ela tem possibilitado “viagens” virtuais a mais de 4.500 museus, palácios, acervos e diversos conteúdos de instituições culturais pelo mundo todo – com vinculação e atualizações constantemente. 

Desde sempre, foi muito importante visitar e explorar museus e conhecer as diferentes culturas e a conservação do processo histórico. Estes espaços culturais e artísticos, apresentam um papel fundamental nas sociedades. Eles são importantes, não apenas para os amantes da arte a da cultura, mas porque cumprem uma função social. É fato, ser muito enriquecedor a experiência em quem vislumbra esses espaços. Neste período de pandemia, esta plataforma, tem ganhado popularidade devido a oportunizar essas experiências, porém não perca a oportunidade de visitar presencialmente quando puder um museu. Caso esteja planejando algum passeio ou viagem, pós-pandemia, aproveite e inclua em sua programação.

Apesar de não ser uma visita presencial, a plataforma apresenta fotos de pinturas, esculturas, documentos e vídeos de espaços e galerias de forma completa com alta resolução e interatividade em todos os ângulos (360 graus). Para isso, o Google Arts & Culture, utiliza a tecnologia Google Street View para visitas panorâmicas e apresenta uma parceria integrada com os recursos do Google Maps e do Google Earth que possibilita localizar conteúdos de seu interesse em sua região ou em qualquer parte do mundo, fazendo com que o virtual pareça muito próximo do presencial. 

Esta plataforma, também possibilita processos educativos. Pode ser utilizada como uma ferramenta para explorar obras históricas, a ciências através dos tempos, diferentes culturas, descobertas científicas, etc. Afinal, o que é mais rico para uma aula de Ciências, por exemplo, que uma visita a um museu de História Natural? Como seria interessante estudar a paleontologia, a história da biodiversidade em uma aula de evolução; que proveitosa uma aula de astronomia, permitindo conhecer os planetas e o todo o sistema solar; não faltariam exemplos e posibilidades para citar. Aquela visita que a escola e os professores realizavam com seus alunos, agora na pandemia também pode ser feita – em tempos de ensino remoto, pode ser uma importante ferramenta. Com uma boa intencionalidade e mediação do professor, esta plataforma pode ser utilizada para a construção do conhecimento de forma interativa e contextualizada. 

Nesse sentido, pensando no ensino remoto, que tal “levar” seus alunos a visitar virtualmente o Louvre, em Paris, ou ao MoMA, museu de arte moderna de Nova York, Palácio de Versalhes, na França, o Belvedere, na Áustria, os diversos e fantásticos museus por todo o Brasil, tal como um dos museus mais importantes de história natural do pais e do mundo, o Museu Nacional no Rio de Janeiro, o MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, em São Paulo e diversos outros que temos. Você pode dar passeios, pelo interior destes espaços, pelos cômodos, pelas salas, apreciar obras de arte e pelo exterior, visualizando arquiteturas, jardins e todo o cenário. A plataforma é vasta, por isso, é importante pesquisar, qual museu e expaços poderião atender melhor suas intensionalides e estratégias com determinado conteúdo para o planejamento da aula.

Acesse a plataforma Google Arts & Culture em: https://artsandculture.google.com/.

 

Ficou interresado e está com dúvidas de como utilizar a plataforma para encontrar museus? Um tutorial completo explificando como pode ser utilizada para explorar museus no Brasil e no mundo, pode ser encontrado em uma matéria da   TechTudo – Disponível em: https://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/2018/09/como-usar-o-google-arts-and-culture-para-ver-museus-do-brasil-e-do-mundo.ghtml.

 

Utilize a plaforma e navegue por todos os detalhes e conteúdos dos museus e centros culturais, além de conhecer as obras mais importantes pela tela de seu computador sem sair de casa.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...