Nesse
momento atípico, com a atual pandemia do coronavírus, o PETCiências precisou
(re) organizar suas atividades. Contudo, progredimos com nosso desenvolvimento
fundamentado nos três eixos: pesquisa, ensino e extensão conforme busca
integrar o PET, pautando-se por meio do modelo da Investigação-Formação-Ação
(IFA).
Com a suspensão do calendário acadêmico no início da
pandemia, começamos as reuniões semanais para organizar as atividades
desenvolvidas pelos bolsistas. Assim, enquanto grupo de pesquisa, visamos
estabelecer alguns objetivos: informar, por meio das páginas oficiais do
programa, atividades de pesquisa, ensino e extensão, que visam a divulgação
cientifica e estabelecem relações com a atual situação mundial, e também, continuarmos
a estabelecer uma iteração entre a escola com os professores da educação básica
(Professores), os formadores da Universidade (Formadores) com a formação
inicial (Licenciandos).
Utilizamos alguns mecanismos para a realização da
divulgação de nossas atividades. Independente de qual rede social esteja lendo
neste momento essa notícia, já está disponível também no blog (petciencias.blogspot.com),
no Instragram (@pet_ciencias) e no Facebook (facebook.com/PetCiencias). Operamos
nessas ferramentas para alcançar o maior público possível, afinal, a divulgação
cientifica ou o entretenimento são importantes permanentemente. Caso essa é a
primeira matéria a ser lida, convido você para visitar um de nossos perfis e conferir
os inúmeros assuntos, matérias, entrevistas e lives realizadas pelo grupo. Entretendo,
resumiremos de modo geral, o que o PETCiências desenvolveu durante a
quarentena.
Para esclarecer de modo geral os diversos assuntos já
postados, farei um apanhado com as grandes temáticas, que foram: cuidados
básicos para diminuir a curva de contágio bem como o avanço de casos
confirmados no Brasil comparados a outros países do mundo; a importância de
conferir as informações recebidas descrevendo/alertando sobre alguns fakes que
percorrem a internet; a importância de uma alimentação saudável e equilibrada em
tempos de pandemia; atividades e movimentos de execução recomendados por
educadores físicos; a relação entre ambiente, biodiversidade e corona vírus com
reflexões da degradação ambiental e o surgimento de novas doenças; a relação da
origem do corona com a xenofobia; a importância do uso correto e como preparar
a máscara; o cuidado com a saúde mental
em tempos de pandemia; o uso e o cuidado necessário para a utilização de
tecnologias; a relação da biodiversidade, paleontologia e ensino de ciências na
pandemia; as perspectivas e entraves do ensino remoto no cenário atual; a pedagogia
na compreensão da pandemia; o cuidado e precaução com outros vírus presentes em
nossa região, especificamente o transmitido pelo mosquito da dengue; a educação
em saúde por meio do livro didático e por último, mas não menos importante, uma
proposta de entretenimento e conhecimento apresentando uma ferramenta que
permite de forma virtual visitar os mais importantes museus do Brasil e mundo.
Entre outras atividades, foram realizadas entrevistas com
especialistas. Entre elas, tivemos a presença de um professor e pesquisador
colombiano que tratou sobre questões fundamentais nessa época de pandemia. No
dia do enfermeiro, parabenizamos a todos profissionais que estão na linha de frente
na pandemia, realizando uma entrevista com um enfermeiro que apresentou a
importância de ficarmos em casa para diminuir o contagio.
É importante salientar que todas matérias e reportagens
foram escritas e organizadas pelos bolsistas, juntamente com a Prof. Dra.
Graciela, uma de nossas colaboradoras e investigadora no grupo de pesquisa, e o
apoio e orientação/condução de nosso tutor Prof. Dr. Roque.
Ainda, o grupo possui a formalidade de participar dos
Ciclos Formativos no ensino de Ciências organizado pelo GEPECIEM, e no mês
anterior, fomos representados por um bolsista que tratou sobre as angústias e
anseios da formação de professores em tempos de pandemia. Além disso, os
bolsistas participam de diversos cursos ofertados por outras instituições ou
grupos de pesquisa, bem como participam de live’s realizadas em redes sociais
ou canais do YouTube.
A realização das pesquisas pelos bolsistas continuou, com
o apoio e supervisão dos professores orientadores. Desta maneira, ocorreu
diversas submissões em eventos realizados de modo online com contribuições dos
bolsistas e seus professores orientadores, por isso, submetemos alguns resumos,
trabalhos completos e artigos em periódicos científicos, que felizmente alguns
já tiveram o trabalho publicado.
Para tanto, o hábito de realizar os seminários de
pesquisa que ocorre todos os anos pelos bolsistas PET, FAPERGS, CAPES, CNPq e UFFS continuou sendo realizando, onde virtualmente cada bolsista apresentou sua
pesquisa e o seu respectivo andamento, bem como suas metodologias e resultados,
com o intuito desses seminários contribuir para o grande grupo dos
pesquisadores da área.
Saliento que além das atividades mensuradas, outras
também estão ocorrendo simultaneamente. Nossos grupos de WhatsApp mais do que nunca estão cheios de recados. No
momento, estamos organizando o VIII SINPET online, onde o PETCiências irá
receber (virtualmente) todos os bolsistas PET, nossos colegas pesquisadores de
outros campus da UFFS.
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