Pular para o conteúdo principal

PETCiências participa do SULPET

 


            Os grupos PET dos três Estados da região Sul encontram-se anualmente para manter um diálogo que proporcione à educação tutorial a possibilidade de disseminar para os demais alunos da graduação a metodologia de gestão de conhecimento utilizado, o que tende a modificar e a ampliar a perspectiva educacional da comunidade acadêmica, reforçando trocas e parcerias que qualificam o projeto, em processo de mutuo aperfeiçoamento. O evento tem o objetivo de inserir a discussão na aprendizagem de natureza coletiva e interdisciplinar, e a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do Ensino Superior do país.

 

            Em 2020, com o atual cenário pandêmico causado pelo coronavírus, as atividades que estavam programadas para ser realizadas de maneira presencial na UFSC (SC) foram suspensas. Entretanto, após a carta aberta do XXV ENAPET 2020 enviada ao Ministério da Educação, apresentou a sua posição a realização dos encontros regionais citando que

 

Os respectivos eventos objetivam o desenvolvimento coletivo de inovações e estratégias de superação de novos paradigmas como o isolamento virtual representado pela vulnerabilidade tecnológica e assim fortalecer a manutenção das ações em defesa e resistência do Programa de Educação Tutorial a nível nacional. (CENAPET, 2020).

 

            Desta maneira, o evento está sendo de modo online e assíncrono, no qual o PETCiências (UFFS) está marcando presença em suas atividades. A abertura ocorreu no sábado (29/08) realizada em dois momentos: o primeiro com membros da Comissão Organizadora (CO) apresentando os objetivos do evento e, em seguida, convidados externos com a realização de palestras. O tema proposto foi “a fragilidade da saúde pública e os problemas da educação”, que visava a compreensão da conjuntura atual, com o intuito de refletir sobre como os cortes e o sucateamento do ensino e da pesquisa refletem em momentos como o que nós estamos vivendo, de dependência à saúde pública e às pesquisas por vacinas eficazes.

 

            No mesmo sábado, no período da tarde, ocorreu o Mobiliza PET, com apresentações sobre o movimento, explanações de egressos sobre o seu histórico e importância, e a discussão sobre os problemas atuais do programa. Foi um momento que proporcionou aos Petianos, conhecerem a história do PET em um contexto desde sua criação e a importância da resistência de um Programa que vem sofrendo sucateamento e intimidações marcadas em toda sua trajetória. 

 

            Neste último sábado (05/09), aconteceu o Encontro de Discentes do evento. A pauta proposta pela CO foi: a realidade discente PET durante este momento pandêmico, a relação discente com o CLAA, e a horizontalidade dos discentes com relação aos seus tutores. Este momento, foi destinado à reflexão dos Petianos e contou com a presença de alguns egressos, que explanaram sobre a resistência do grupo como um todo e relataram sobre suas experiências.

 

            Ambas atividades também contaram com a presença do tutor do PETCiências o Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e da Profª. Dra. Graciela Paz Meggiolaro, Pós-Doutoranda do PPGEC que auxilia os Petianos no desenvolvimento das ações. As próximas atividades do SULPET serão os GDT’s e as apresentações de trabalhos. Até lá o grupo PETCiências estará participando de todas as ações buscando sempre a aprendizagem coletiva para a realização de nossas condutas de pesquisa, ensino e extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...

Formação de Qualidade: PETCiências participa de encontros sobre Divulgação Científica

    O PETCiências realizou, entre setembro e dezembro, um ciclo de aulas sobre Divulgação Científica com a mestranda e bolsista CAPES Márcia Santos da Silva. Os encontros foram marcados por discussões ricas, práticas pedagógicas e aprendizados significativos.  No primeiro encontro, em 02/09, os petianos foram introduzidos ao conceito de Divulgação Científica e aos diferentes modos de aproximar a ciência do público. Já no dia 07/10, o foco voltou-se para os instrumentos de divulgação científica e suas possibilidades de uso no ensino de Ciências. No terceiro encontro, realizado em 11/11, os participantes iniciaram o planejamento de propostas pedagógicas utilizando recursos de DC, desenvolvendo ideias criativas e alinhadas às práticas atuais. Por fim, no dia 02/12, os planejamentos foram finalizados e socializados entre o grupo, possibilitando trocas valiosas.  As aulas foram avaliadas como muito proveitosas e de excelente qualidade, proporcionando aos petianos novos co...

2° circular livro PETCIÊNCIAS 15 ANOS - Prorrogação de data de submissão

  2ª CIRCULAR – LIVRO PETCIÊNCIAS 15 ANOS Livro - Aprendendo Ciências nos 15 anos do PETCiências O Programa de Educação Tutorial, PETCiências, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo, com recursos do FNDE - MEC/PET , está organizando um e-book sobre Pesquisa e Experiências de Formação nos 15 anos do PETCiências e, com imenso prazer, convidamos alunos e egressos do programa, para submeterem seus textos de forma colaborativa. O livro terá as seguintes modalidades: 1- resumos expandidos de pesquisa, 2- relatos de experiência formativa no Programa. i)         As escritas poderão ter de 5 a 8 páginas, com as devidas referências. O texto deve passar por uma revisão prévia feita pelo orientador e deverão ser os atuais PETianos e egressos do programa a submeter o texto final; ii)       Bolsistas deverão encaminhar textos de pesquisa, uma síntese das pesquisas desenvolvidas durante a pa...