Pular para o conteúdo principal

PETCiências participa do SULPET

 


            Os grupos PET dos três Estados da região Sul encontram-se anualmente para manter um diálogo que proporcione à educação tutorial a possibilidade de disseminar para os demais alunos da graduação a metodologia de gestão de conhecimento utilizado, o que tende a modificar e a ampliar a perspectiva educacional da comunidade acadêmica, reforçando trocas e parcerias que qualificam o projeto, em processo de mutuo aperfeiçoamento. O evento tem o objetivo de inserir a discussão na aprendizagem de natureza coletiva e interdisciplinar, e a formulação de novas estratégias de desenvolvimento e modernização do Ensino Superior do país.

 

            Em 2020, com o atual cenário pandêmico causado pelo coronavírus, as atividades que estavam programadas para ser realizadas de maneira presencial na UFSC (SC) foram suspensas. Entretanto, após a carta aberta do XXV ENAPET 2020 enviada ao Ministério da Educação, apresentou a sua posição a realização dos encontros regionais citando que

 

Os respectivos eventos objetivam o desenvolvimento coletivo de inovações e estratégias de superação de novos paradigmas como o isolamento virtual representado pela vulnerabilidade tecnológica e assim fortalecer a manutenção das ações em defesa e resistência do Programa de Educação Tutorial a nível nacional. (CENAPET, 2020).

 

            Desta maneira, o evento está sendo de modo online e assíncrono, no qual o PETCiências (UFFS) está marcando presença em suas atividades. A abertura ocorreu no sábado (29/08) realizada em dois momentos: o primeiro com membros da Comissão Organizadora (CO) apresentando os objetivos do evento e, em seguida, convidados externos com a realização de palestras. O tema proposto foi “a fragilidade da saúde pública e os problemas da educação”, que visava a compreensão da conjuntura atual, com o intuito de refletir sobre como os cortes e o sucateamento do ensino e da pesquisa refletem em momentos como o que nós estamos vivendo, de dependência à saúde pública e às pesquisas por vacinas eficazes.

 

            No mesmo sábado, no período da tarde, ocorreu o Mobiliza PET, com apresentações sobre o movimento, explanações de egressos sobre o seu histórico e importância, e a discussão sobre os problemas atuais do programa. Foi um momento que proporcionou aos Petianos, conhecerem a história do PET em um contexto desde sua criação e a importância da resistência de um Programa que vem sofrendo sucateamento e intimidações marcadas em toda sua trajetória. 

 

            Neste último sábado (05/09), aconteceu o Encontro de Discentes do evento. A pauta proposta pela CO foi: a realidade discente PET durante este momento pandêmico, a relação discente com o CLAA, e a horizontalidade dos discentes com relação aos seus tutores. Este momento, foi destinado à reflexão dos Petianos e contou com a presença de alguns egressos, que explanaram sobre a resistência do grupo como um todo e relataram sobre suas experiências.

 

            Ambas atividades também contaram com a presença do tutor do PETCiências o Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich e da Profª. Dra. Graciela Paz Meggiolaro, Pós-Doutoranda do PPGEC que auxilia os Petianos no desenvolvimento das ações. As próximas atividades do SULPET serão os GDT’s e as apresentações de trabalhos. Até lá o grupo PETCiências estará participando de todas as ações buscando sempre a aprendizagem coletiva para a realização de nossas condutas de pesquisa, ensino e extensão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...