Pular para o conteúdo principal

VIII Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial (SINPET)

 


O Seminário Interno dos Programas de Educação Tutorial (SINPET) é realizado a cada ano num Campus diferente da Universidade da Fronteira Sul (UFFS), sendo da responsabilidade de um grupo do PET. O SINPET vem sendo realizado desde 2013, com início no campus Chapecó.

Neste ano de 2020, o grupo PETCiências ficou encarregado da organização do VIII SINPET. O evento ocorreu entre os dias 23 e 24 de outubro, com o tema “10 anos de PET UFFS: novos desafios, outras perspectivas”, ocorrendo no formato on-line em virtude do distanciamento social ocasionado pela Covid-19, com previsão de ser a 1ª edição e de termos outra em 2021 presencial. O evento contou com 78 participantes inscritos.

O evento contava com a seguinte organização:

  Sexta-feira: manhã

08:00 – Abertura

09:00 às 10:00 – Apresentação dos Grupos PET

 10:00 às 12:00 – Palestra: “Retrospectiva e Percepções do PET UFFS” com o Prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira

Sexta-feira: tarde

13:30 às 15:30 – GDT’s

·         GDT: Ensino

  • GDT: Pesquisa

·         GDT: Extensão

15:30 às 17:00 – Plenária

Sábado: manhã

08:30 às 10:30 – Palestra “Vamos discutir a gênero e Sexualidade na universidade?” com a Profª Drª Fabiane Ferreira da Silva (UNIPAMPA)

08: 30 às 10:30 – Reunião CLAA e Tutores

10:30 às 11:40 – Conversa com Egressos

11:40 – Encerramento Oficial

 

Os encontros aconteceram via plataforma Cisco Webex Meetings e foram transmitidos pela plataforma Facebook na Fanpage do PETCiências.

O evento contou com a intensa participação dos grupos PET da UFFS, sendo PET Práxis-Conexões de Saberes, PET Letras e Pedagogia-Assessoria Linguística e Literária, PET Medicina Veterinária/Agricultura Familiar, PET Conexões de Saberes Políticas Públicas e Agroecologia e PETCiências, bem como do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA) e dos Pró-reitores de Graduação, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão.

Nesta edição, o evento possibilitou a publicação de trabalhos dos grupos em livro eletrônico, em que cada grupo submeteu três trabalhos, sendo um em cada eixo estruturante do PET: Ensino, Pesquisa e Extensão, totalizando 15 trabalhos, 5 em cada  temática. O livro será publicado com recursos da UFFS, destinados ao evento pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Os trabalhos foram apresentados em roda de conversa on-line e discutidos no dia 23 à tarde nos GDT’s específicos e logo depois socializados na Plenária final, na mesma tarde para gerar novos entendimentos sobre os eixos e desdobramentos como o estudo de processos de formação sobre a Investigação-Ação demanda que foi levantada na plenária.  

As discussões e debates foram centrados na trajetória e desenvolvimento dos 10 anos do PET na UFFS e com debates sobre os desafios para os próximos anos do PET, reforçando o trabalho e comprometimento do mesmo com a formação acadêmica dos estudantes. Entre as pautas principais de desafios estão: a manutenção de recursos de custeio da Pró-Reitoria de Graduação e do FNDE, estrutura própria para os grupos nos Campus, fortalecimento do CLAA,  maior interação com Pró-Reitorias de Estensão, Pesquisa e Pós-Graduação, reconhecimento dos lugares do PET na UFFS, ampliação da visibilidade do Programa na UFFS e na web bem como a consolidação do Programa na UFFS. 


O grupo PETCiências agradece de todos os participantes.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...