Pular para o conteúdo principal

As atividades do PETCiências em meio a Pandemia do Coronavírus

 

A Pandemia da COVID-19 tem feito com que todos nós tenhamos de mudar nossa rotina para que dessa forma, continuássemos realizando nossas atividades, porém de forma remota. Foi por este motivo, que logo após a suspensão do calendário acadêmico no início da Pandemia já desde 17.03.2020 que o PETCiências iniciou suas reuniões semanalmente para que desta forma pudéssemos reorganizar as atividades desenvolvidas por cada bolsista, voluntários, colaboradores e tutor do programa.

O grupo busca divulgar por meio das páginas oficiais do programa, as atividades de pesquisa, ensino e extensão realizadas. Como também, matérias relacionadas a informação sobre aos cuidados que devemos ter durante o distanciamento. Citando como exemplo, devemos cuidar da nossa saúde mental, tendo em vista o momento delicado que todos nós estamos vivendo, procurar praticar algum exercício ou atividade física e buscar manter contato com a família pelas plataformas digitais.

Mesmo com a suspensão do calendário acadêmico, continuamos mantendo contato com os professores das escolas, de forma remota. Continuando assim uma interação entre Professores, Formadores e Licenciandos. Ainda, o coletivo participa dos Ciclos Formativos no ensino de Ciências organizado pelo GEPECIEM, que ocorre toda última terça-feira de cada mês e que também passou a ocorrer de forma remota. Os bolsistas também, desde o início da Pandemia, estão participando de cursos e lives ofertadas por outras instituições nas redes sociais ou em canais do You Tube.

A realização das pesquisas pelos bolsistas, também continuou. Isso se deu, devido a constante supervisão dos professores orientadores. Dessa forma, os bolsistas realizaram diversas submissões em eventos realizados de forma online. Então, submetemos alguns resumos, trabalhos completos e artigos em periódicos científicos, onde alguns já foram publicados.

Também no início deste ano, ocorreu o Seminário de Pesquisa do GEPECIEM, este que é desenvolvido em todos os anos, em que cada bolsista deve apresentar a sua pesquisa, o andamento, metodologias e resultados.

O grupo também realizou uma série de entrevistas com professores e especialistas de diversas áreas do conhecimento, que você também pode conferir em nosso blog (petciencias.blogspot.com), no Instagram (@pet_ciencias) ou no Facebook (facebook.com/PetCiencias). Também em nossa página do Facebook, você pode conferir todas as atividades realizadas pelo PET, como lives, eventos, formações e também as matérias publicadas. Além disso, todos podem acessar no Blog muitas das atividades escolares que desenvolvemos na ação PETCiências vai à Escola que tem visibilidade ainda no Grupo Ciências na Escola/CNPq em: https://www.facebook.com/groups/191543788834039 e em: https://www.facebook.com/projetocienciasnaescoladauffs.  É importante salientar que todas essas atividades e publicações foram elaboradas pelos bolsistas, sob orientação do Tutor do PETCiências Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Güllich,  juntamente com a colaboração da Profa. Dra. Graciela Paz Meggiolaro que é investigadora no grupo por meio de seu Pós-doutorado pelo PPGEC UFFS.

No final de Outubro, o grupo PETCiências recebeu de forma virtual todos os bolsistas PET da UFFS – colegas bolsistas, voluntários, colaboradores e tutores de outros campi, visita esta que se deu em virtude da organização VIII SINPET, evento que faz reúne e discute o PET  como programa na UFFS.

Figura 1: Reunião semanal do PETCiências 
Fonte: Autoria Própria


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os resultados da Construção de uma Maquete com Materiais Recicláveis a partir da temática ISTs

Alessandra Nilles Konzen, Bolsista do PETCiências - Campus Cerro Largo, na atividade de extensão do Programa de Educação Tutorial (PET) : PET vai à escola, atividade esta que oportuniza o processo de Iniciação a Docência antes dos estágios e facilita as atividades didáticas com os professores das escolas na área de Ensino de Ciências, produziu sugestão de atividade que a professora por meio de encaminhamento remoto desenvolveu com os alunos que a retornaram por meio de fotos. Nesta atividade os alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Técnica Guaramano do município de Guarani das Missões na disciplina de Estrutura e Funcionamento da Máquina Humana da turma da Professora Fabiane Habowski, foram desafiados a construir uma maquete de vírus, bactérias ou parasitas causadores das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) com materiais recicláveis que tivessem em suas casas. Tendo como objetivo aprofundar e avaliar o conhecimento dos alunos acerca das ISTs como também a sua c...

Atividade prática sobre solos

Entre os dias 10 e 17 de Abril a Bolsista Daniele Bremm esteve realizando, na E.E.E.F. Sargento Silvio Delmar Hollenbach, um conjunto de aulas envolvendo atividades práticas com os alunos do sexto ano sobre o tema solos. As atividades foram desenvolvidas com caráter investigativo, a fim de gerar maior autonomia nos alunos, assim como desenvolver a sua capacidade reflexiva e criticidade de pensamento. Mais especificamente os conteúdos abordados foram componentes do solo e tipos de solo. Antes da realização do experimento sobre a drenagem dos solos, os alunos forma convidados a elaborar hipóteses a respeito do que acreditavam que iria acontecer, após a realização do mesmo eles puderam verificar o que de fato ocorreu, gerando um diálogo investigativo entre a turma, na busca de responder o motivo dos fatos observados. A outra atividade prática realizada visava à identificação de diferentes tipos de solo, de acordo com aspectos como tamanho de partículas e componentes dos mesmos, esta...

Memes como ferramenta de Ensino

  O termo Meme foi criado pelo biólogo Richard Dawkins, onde foi usado pela primeira vez em 1976, no seu livro “The Selfish Gene”, traduzindo “O Gene Egoísta”. Neste livro o termo foi utilizado para nomear uma unidade de informação cultural, uma analogia ao gene, mas atualmente Memes podem ser entendidos/representados com(o) melodias, ideias, sotaques, moda, slogans, conceitos, fragmentos de cultura e informações da atualidade ou da antiguidade. No seu livro Richard Dawkins descreve que “quando você planta um meme fértil em minha mente, você literalmente parasita meu cérebro, transformando-o num veículo para a propagação do meme, exatamente como um vírus pode parasitar o mecanismo genético de uma célula hospedeira”, assim entendemos que Meme hoje em dia pode ser entendido como o termo viral carregado de informações, e a internet nos proporcionou um meio mais fácil para que os Memes cheguem a milhares de pessoas em muito menos tempo. Então por que não utilizar o Meme em sala de aula...