Mulheres cientistas em Livros Didáticos de Ciências e suas contribuições para o desenvolvimento da Ciência-Tecnologia
A pesquisa intitulada “Mulheres cientistas em Livros
Didáticos de Ciências e suas contribuições para o desenvolvimento da
Ciência-Tecnologia” é desenvolvida pela bolsista PETCiências Alessandra Nilles
Konsen, com a orientação da profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos. Essa
pesquisa, que integra uma pesquisa mais ampla, é qualitativa, de cunho
bibliográfico (GIL, 2008), a qual busca investigar:
Como
as mulheres cientistas são apresentadas em livros didáticos de Ciências do
Ensino Fundamental? Há relação entre as imagens de mulheres cientistas e dos
aparatos científico-tecnológicos presentes em livros didáticos?
Tem
por objetivo caracterizar e analisar como as mulheres cientistas são
apresentadas em Livros Didáticos de Ciências do Ensino Fundamental, bem como,
suas contribuições para o desenvolvimento científico-tecnológico.
Está
fundamentada em pressupostos de Paulo Freire (FREIRE, 2005), do movimento CTS
(AULER, 2002), do PLACTS (DAGNINO, 2010) como, também, em produções
relacionadas a gênero e ciência (AQUINO, 2006). O corpus de análise é composto por Livros didáticos de Ciências do
Ensino Fundamental utilizados nas escolas pertencentes 14ª Coordenadoria
Regional de Educação, RS, tendo como metodologia de análise a Análise Textual
Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007).
Com contribuições de:
Bolsista PETCiências Alessandra Nilles Konzen
Comentários
Postar um comentário