Práticas Pedagógicas de Modelagem nas Ciências: um estudo de revisão no periódico Química Nova na Escola
A pesquisa se trata de Modelagem nas Ciências e se intitula Práticas Pedagógicas de Modelagem nas Ciências: um estudo de revisão no periódico Química Nova na Escola, desenvolvido por Daniéli Vitória Goetz Pauli e coordenada pela Profa Doutora Danusa de Lara Bonotto. Tem por objetivo reconhecer os estudos realizados acerca da temática em estudo, compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas fundamentadas nos pressupostos da Modelagem nas Ciências em diferentes níveis de ensino e como os termos modelo(s) e modelagem são compreendidos nos estudos realizados.
A
utilização de modelos faz parte do nosso cotidiano e está cada vez mais
presente em nosso
ensino. Sua frequência em leituras é crescente e conforme Silva e Catelli
(2019) a palavra modelo possui uma multiplicidade de sentidos, podendo ser
utilizado no sentido metafísico, estético, ético e epistemológico. Entretanto,
neste texto, entendemos a palavra modelo atrelado a noção de representação de
uma ideia, de um fenômeno, de um objeto, criado com um objetivo específico
(Gilbert; Boulter; Elmer, 2000). Independentemente da forma que os modelos são
utilizados, é nítida sua eficiência em auxiliar nossa compreensão dos fenômenos
estudados. O processo de elaboração de um modelo é denominado por Biembengut
(2014, 2016) de Modelagem e está presente nas diferentes áreas do conhecimento.
Para Gomes (2003) a modelagem pode ser definida como uma contínua reconstrução
da realidade de maneira artificial tornando os modelos estruturas dinâmicas que
não cessam de se
desenvolver.
Os
dados empíricos constituíram-se a partir da busca pelos termos modelo(s) e
modelagem na revista Química Nova na Escola na
última década (2010-2020). Considerando o objetivo desta pesquisa classificamos a mesma como
qualitativa alinhado com o pensamento de Lüdke e André (2001), do tipo bibliográfica.
Utilizamos do processo de Análise Textual Discursiva baseado em Moraes (2003), o
qual perpassa pelas etapas: desmontagem dos textos e obtenção das unidades de
sentido, estabelecimento de relações e obtenção das categorias, as quais podem
ser emergentes ou estabelecidas a priori e ao estabelecimento de novas
compressões as quais estão representadas nos metatextos.
A proposta da pesquisa
e a análise inicial dos dados foi apresentada no I Simpósio Sul-Americano de
Pesquisa em Ensino de Ciências (SSAPEC).
Atualmente, estamos
realizando o processo de categorização e a posteriori a produção dos
metatextos.
Com contribuições de:
Bolsista PETCiências Daniéli Pauli
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