O movimento do pesquisar sobre a prática: movimentos de um licenciando no Programa de Educação Tutorial
Ao iniciar este
texto, venho colocar que a pesquisa desenvolvida em colaboração entre Bolsista
PET e professora orientadora é de suma importância e agrega muito na formação
docente.
O
estudo colaborativo realizado entre licenciando e formador proporciona a
construção de novos entendimentos acerca da prática pedagógica. Nesse sentido,
o PET Ciências oportuniza-me estar
dialogando sempre com os 3 eixos centrais, o de Ensino, Pesquisa e Extensão,
onde há este enlace entre eles, fazendo com que seja muito proveitoso.
As vivências no
meio escolar, como sendo um movimento de extensão, são primordiais para uma
construção do ser professor, em que pode-se vivenciar de perto o cotidiano
escolar e observar atentamente as reações de alunos e professores em sala de
aula.
Ao trabalhar
diretamente com os alunos, busca -se, através desta vivência, refletir sobre a
prática feita, num movimento de reflexão/investigação da formação na/sobre a
ação (ALARCÃO, 2005; GÜLLICH, 2013). Muito verifica-se no diário de Bordo (PORLÁN; MARTÍN, 2001), que é uma importante ferramenta para a formação.
Com isso, além de
outros movimentos da pesquisa, também refletimos, verificamos e trabalhamos com
as práticas na escola a vivência na mesma. No processo tenho a oportunidade,
ainda, de compartilhar conhecimentos com minha orientadora, Profª. Drª. Fabiane
de Andrade Leite, buscando sempre ampliar a formação. A partir disto,
produzimos relatos de experiência e artigos de pesquisa, como por exemplo as
seguintes produções que são intitulados “EDUCAÇÃO AMBIENTAL POR MEIO DE
ATIVIDADES DE ALTA VIVÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA”, este apresentado no XVI
Encontro sobre Investigação na Escola, “O ENSINO REMOTO E A APRENDIZAGEM DAS
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS EM AULAS DE CIÊNCIAS NO 6º ANO”, este que será
publicado no próximo livro do grupo PETCiências, relato este que se deu de uma
prática desenvolvida com a turma da 6ª série do Ensino Fundamental, de modo
remoto no período de pandemia, “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOCIOAMBIENTAL: O QUE
DIZEM OS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS?” trabalho apresentado no V
CIECITEC disponível no ebook, “PERSPECTIVAS MACRO E MICRO EM ESTUDOS
CURRICULARES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA” este apresentado no II CONVIBE-FROPRO.
As vivências que
tenho compartilhado no contexto do PET têm oportunizado a construção de um novo
olhar para a prática em sala de aula, para o processo de formação docente e,
também, para a pesquisa acadêmica. Nesse sentido, reforço que as pesquisas são
muito importantes para a formação, de forma especial para que eu possa
compreender o papel do professor a partir de diferentes olhares.
Referências:
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva.
4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
GÜLLICH,
Roque Ismael da Costa. Investigação-formação-ação em Ciências: um
caminho para reconstruir a relação entre livro didático, o professor e o
ensino. Curitiba: Prismas, 2013.
PORLÁN,
Rafael; MARTÍN, José. El diario del profesor: un recurso para
investigación en el aula. Sevilla, Díada, 2001.
Com contribuições de
Bolsista PETCiências Giordane Miguel Schnorr.
Comentários
Postar um comentário