Inicialmente, considero, que este texto é uma
contribuição como Bolsista do PETCiências e também licenciando em Ciências
Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo. Ainda, destaco que
este texto se baseia em algumas considerações sobre o artigo intitulado “Entre encontros e Desencontros: Narrativas
de Constituição Docente em Ciências” (1) publicado na Revista Prática
Docente.
Nesta escrita, atribuo um enfoque ao PETCiências e
suas contribuições para a formação docente em Ciências durrante um período de 3
anos como integrante do programa. Por meio do Programa de Educação Tutorial, se
busca articular a triade universitária, ensino, pesquisa e extensão,
fundamental para a organização do coletivo de formação e suas atividades. No
texto, Tonello (2020), busca apresentar e destacar as contribuições da interação
entre a Universidade, a Escola Básica, assim como os licenciandos em formação
(Petianos) e os professores supervisores que recebem os bolsistas nas
respectivas instituições escolares. Portanto, as discussões do texto, também
contam, com a particiação dos demais integrantes do programa e tutor que participou
do processo de formação, orientado a escrita do referido artigo e tutorando e
dialogando sobre as atividades desenvolvidas no âmbito do grupo e também na
relação Universidade-Escola, sobre as quais foram produzidas as experiências e
reflexões levantadas no trabalho: nas vozes das narrativas de reflexão crítica do
licenciando e bolsista durante sua constituição docente em Ciências.
As
análises das narrativas de reflexão crítica, foram realizadas no Diário de
Formação (DF), sendo possível perceber as fortes marcas formativas do programa
na formação. Nas narrativas são destacados quatro macromomentos, ao qual
apresento integralmente conforme no trabalho, para que manter as impressões e
originalidade:
“Considero,
por meio deste trabalho, baseado nos aportes no DF como licenciando, a relação
sobre os aspectos da formação docente e uma importante discussão acerca das
narrativas da experiência vivida.
Por meio deste
processo, houve quatro
momentos, que versaram
e resumiram a constituição docente nas escritas das narrativas. A
primeira delas, a i) tomada de consciência
do ser professor, apresentou-se como
o estado de
consciência frente à
própria profissão docente e
sua ação. Percebo
o professor como central,
como agente incluído
nos processos, levando em consideração sua formação e necessidade
reflexiva, contrapondo uma ideia de que o professor nasce pronto e acabado, mas
que o professor torna-se professor. A ii) problematização e reflexão crítica
da sala de aula, como seu próprio enunciado, considera a
problematização da sala
de aula como
ambiente amplo, sujeito a
diversas situações, que apresentam e
destacam o contexto
escolar, como ambiente complexo
de interações e aprendizagens. Por sua vez,
a iii) a busca de sentido
para o ensino: os desafios do fazer/ser docente, por meio
da tentativa de
compreender e desenvolver
o sentido do
ensino, que o professor baseia o seu fazer docente, que,
ao se estabelecer, perpassa o ser docente e vice-versa. O quarto e último, iv) ressignificação
das ações e afirmação do ser professor, evidencio um processo autônomo e
transformante sobre a ressignificação das ações e, juntamente com esse
processo, a afirmação do ser e da identidade docente” (TONELLO,
2020, p. 1922-1923).
Nesse sentido, se percebe a importância do programa e também da inserção desde a formação inicial na interação Universidade e escola, como um coletivo, em contexto situado de caráter crítico, proporcionando o a qualidade da formação docente de um professor investigador de sua prática. Considera-se no texto, que o professor investigador, de sua formação e de sua prática, “(...) deve ser contínuo, sobre os momentos que se traduzem no viver a profissão, que necessitam ser significados e dialogados, na tentativa de compreensão e de um profissional comprometido com a qualidade do ensino e ao mesmo tempo formação de pessoas (TONELLO, 2020, p. 1923).
Assim, convidamos a leitura deste
artigo em sua íntegra, por todos/as aqueles/as que querem experimentar uma
sensação de viver à docência, em suas inquietações, angústias, desafios,
perspectivas e motivações; para aqueles/as que como fez o autor do texto, desejam
se encontrar e desencontrar em momentos de reflexão crítica; para aqueles/as
que pretendem perceber a docência como uma atividade complexa, coletiva e de relações
humanas; para aqueles que continuamente se constituem docente em um continnum profissional; para quem está
desmotivado e quiçá se motive frente a profissão ou que possa perceber as nuances
que enfrenta o professor, caminhos possíveis de também conceber a escola e a
universidade na missão de lutar por condições melhores à docência – espaço da
futura atuação profissional – e também de qualidade da Educação Básica e
principalmente da Educação Científica; uma leitura para quem além de buscar
importantes contribuições práticas e teóricas para o campo do conhecimento de
formação de professores de Ciências e Biologia, também busca pensar em meios de
compreender as possibilidades de uma escritura narrada de vivências experienciadas como parte das atividades como bolsista do
PETCiências. A todos/as, uma boa leitura de encontros e desencontros!
Referência do Artigo: TONELLO, L. P.
ENTRE ENCONTROS E DESENCONTROS: NARRATIVAS DE CONSTITUIÇÃO DOCENTE EM CIÊNCIAS
. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 5, n. 3, p.
1909-1926, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1909-1926.id820.
Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/820.
Acesso em: 21 fev. 2021.
Contribuição:
Leonardo Priamo Tonello
Bolsista do Programa de
Educação Tutorial - PETCiências (FNDE/SESu/MEC);
Licenciando em Ciências
Biológicas (UFFS)
Link do Artigo: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/820
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