Perspectivas da Educação Ambiental em trabalhos realizados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) e pelo Programa de Educação Tutorial (PET)
Esta pesquisa está sendo desenvolvida no campo da Educação
Ambiental (EA) direcionada para o Ensino de Ciências e Biologia. Além disso,
faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo denominado “Iniciação à docência
em Ciências Biológicas: implicações na Educação Ambiental” com duração de 5
anos (2019- 2024) e sendo coordenado pelo Professor Me.Ruben Alexandre Boelter.
Esta pesquisa é realizada pelo bolsista Mateus Dos Santos
Oliveira e tem por objetivo analisar trabalhos (resumo, artigos, resenhas, etc)
que abordam a EA por tutores e bolsistas dos programas relacionados à iniciação
a docência e pesquisa, tais como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa
que está sendo desenvolvida é do tipo qualitativa, conforme subsídios teóricos
de LUDKE e ANDRÉ (2001).
A análise ocorre em três etapas: primeiramente, é feita uma
busca em eventos que abordam a temática da EA, como o Encontro e Diálogos com a
Educação Ambiental (EDEA), a fim de encontrar trabalhos que vão ao encontro do
nosso objetivo de estudo. Posteriormente, os trabalhos são classificados
conforme categorias de Mello e Trivelato (1999). Finalmente os dados são
discutidos e contextualizados.
Vale salientar, a importância de investigar como a EA vem
sendo entendida e trabalhada por professores e licenciandos, visto que a EA nos
possibilita uma visão integrada e articulada de mundo, bem como a identificação
de injustiças, conflitos, disputas
ideológicas nas mais diversas dimensões da sociedade (política, ambiental,
econômica, social, cultural, espiritual, etc), e como o modo de nos
relacionarmos uns com os outros reflete diretamente em nossa relação com a
natureza e com as outras formas de vida (LOUREIRO, 2019).
Atualmente, a pesquisa encontra-se em desenvolvimento e já
rendeu alguns frutos, como publicações de resumos simples, resumos expandidos,
capítulo de livro e um artigo publicado em uma revista internacional da
Colômbia, Revista Bio-grafia, a qual é vinculada à Universidade Pedagógica
Nacional (UPN).
Referências:
LOUREIRO,
Carlos Frederico Bernardo. Educação
ambiental: questões de vida. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli.
Pesquisa em educação: abordagens
qualitativas. São Paulo:
EPU, 2001.
MELLO,
Celina Martins de; TRIVELATTO, Silvana Frateschi. Concepções em Educação
Ambiental. Atas do II Encontro Nacional
de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Valinhos SP, UFRGS, 1999.
Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/ii-enpec/apresentacao.html.
Acesso em: 08 de Fev. 2021.
Com contribuições de:
Bolsista PETCiências Mateus dos Santos Oliveira.
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