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Perspectivas da Educação Ambiental em trabalhos realizados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) e pelo Programa de Educação Tutorial (PET)

 

Esta pesquisa está sendo desenvolvida no campo da Educação Ambiental (EA) direcionada para o Ensino de Ciências e Biologia. Além disso, faz parte de um projeto de pesquisa mais amplo denominado “Iniciação à docência em Ciências Biológicas: implicações na Educação Ambiental” com duração de 5 anos (2019- 2024) e sendo coordenado pelo Professor Me.Ruben Alexandre Boelter.

Esta pesquisa é realizada pelo bolsista Mateus Dos Santos Oliveira e tem por objetivo analisar trabalhos (resumo, artigos, resenhas, etc) que abordam a EA por tutores e bolsistas dos programas relacionados à iniciação a docência e pesquisa, tais como o Programa de Educação Tutorial (PET) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa que está sendo desenvolvida é do tipo qualitativa, conforme subsídios teóricos de LUDKE e ANDRÉ (2001).

A análise ocorre em três etapas: primeiramente, é feita uma busca em eventos que abordam a temática da EA, como o Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (EDEA), a fim de encontrar trabalhos que vão ao encontro do nosso objetivo de estudo. Posteriormente, os trabalhos são classificados conforme categorias de Mello e Trivelato (1999). Finalmente os dados são discutidos e contextualizados.

Vale salientar, a importância de investigar como a EA vem sendo entendida e trabalhada por professores e licenciandos, visto que a EA nos possibilita uma visão integrada e articulada de mundo, bem como a identificação de injustiças, conflitos,  disputas ideológicas nas mais diversas dimensões da sociedade (política, ambiental, econômica, social, cultural, espiritual, etc), e como o modo de nos relacionarmos uns com os outros reflete diretamente em nossa relação com a natureza e com as outras formas de vida (LOUREIRO, 2019).

Atualmente, a pesquisa encontra-se em desenvolvimento e já rendeu alguns frutos, como publicações de resumos simples, resumos expandidos, capítulo de livro e um artigo publicado em uma revista internacional da Colômbia, Revista Bio-grafia, a qual é vinculada à Universidade Pedagógica Nacional (UPN).

 




Referências:

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental: questões de vida. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2019.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001.

MELLO, Celina Martins de; TRIVELATTO, Silvana Frateschi. Concepções em Educação Ambiental. Atas do II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Valinhos SP, UFRGS, 1999. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/ii-enpec/apresentacao.html.  Acesso em: 08 de Fev. 2021.

Com contribuições de:

Bolsista PETCiências Mateus dos Santos Oliveira.


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